292Visitas |  Like

VIVA BEM DE A – Z: JANTAR E DIETA COMBINAM?

Quantas vezes você ouviu falar que, para perder peso não devemos comer à noite? Ou que comer muito tarde contribui para o ganho de peso? Reunimos aqui algumas informações para clarear o assunto e ajudar você a manter a forma.

– As pessoas são geralmente menos ativas à noite, o que significa que você queima menos calorias. Um jantar balanceado, com valor nutricional adequado é indicado, porém, se você anda comendo inconscientemente lanches ou comida gordurosa tarde na noite, então sim, parar de consumir calorias noturnas é importante.

– O que você come no jantar pode afetar a forma como o seu corpo responde ao que você come no café da manhã do dia seguinte. Pesquisas mostram que jantares com baixo índice glicêmico são capazes de regular o açúcar no sangue após o café da manhã do dia seguinte. Isso é importante não só para melhorar a perda de peso, mas também para a saúde em geral. Um jantar com baixo índice glicêmico pode ser feito com alguns carboidratos como a lentilha, o feijão preto, a batata doce ou o seu legume favorito, combinados com uma proteína magra, como peito de frango, carne magra ou salmão.

– Após os exercícios, os músculos absorvem mais carboidratos, independentemente da hora do dia. É importante fazer a reposição desses carboidratos, a fim de que os músculos tenham energia para treinar novamente. Por isso os carboidratos citados no item anterior podem sim ser consumidos à noite.

– As proteínas ajudam a construir músculos enquanto você dorme. Um estudo descobriu que a proteína consumida imediatamente antes de ir pra a cama ajuda no crescimento muscular, na reparação e manutenção durante à noite após o treino. Para acelerar a recuperação de seus exercícios, beba um shake de proteína ou um copo de iogurte grego antes de dormir à noite.

Trata-se de escolher os alimentos certos e aproveitar o seu jantar em vez de evitá-lo!