1326Visitas |  Like

Por que é importante observar o pH do shampoo?

O shampoo com pH próximo ao do cabelo ajuda a deixar os fios mais saudáveis, brilhantes e também com a aparência mais bonita.

Longe de ser apenas uma jogada de marketing, o pH do shampoo interfere diretamente na aparência e textura da cabeleira. Utilizar um produto com o índice inadequado para as suas madeixas pode irritar o couro cabeludo, provocando ardência, coceira e vermelhidão, além de prejudicar os fios.

Confira algumas dicas importantíssimas sobre o pH do shampoo!

Shampoo com o pH ideal: o pH do couro cabeludo varia entre 3.8 e 5.6, o que significa que a região é levemente ácida. Para não agredir os fios, o shampoo utilizado deve ter um índice entre 5 e 7.

Até parece aula de química, mas a relação é bem simples: o pH do produto capilar deve ser próximo ao dos cabelos. “O ideal é que o índice seja em torno de 6,5”, explica o médico tricologista Luciano Barsanti.

Na prática, aplicar diariamente um cosmético com o pH superior a 7 causa irritação no couro cabeludo. “Também deixa os fios frágeis, quebradiços e sem brilho”, completa o profissional.

Já a cabeleira lavada com shampoos de pH baixo ganha mais brilho, textura, aspecto saudável e é mais fácil de pentear.

Para entender melhor essa relação, saiba que os shampoos de limpeza profunda, em geral, contam com pH levemente superior a 7, para que possam abrir ainda mais as escamas dos fios e remover os resíduos acumulados no cabelo – e por isso só podem ser usados uma vez na semana. “Os alisamentos, por exemplo, são feitos com substâncias alcalinas (pH maior do que 7) e, por isso, é preciso aplicar um neutralizante logo após o procedimento”, finaliza Luciano.

FONTE: altoastral.com.br