1190Visitas |  Like

Pele na menopausa: veja dicas de especialista e saiba quais cuidados tomar nesse período

Especialista explica o que fazer e o que muda na pele feminina no período da menopausa. Confira dicas e cuidados a tomar!

A menopausa é o período fisiológico da mulher em que os ciclos menstruais e ovulatórios se encerram logo após a última menstruação. Antes da definitiva menopausa, a mulher passa pelo climatério, que é exatamente o período de transição entre as fases reprodutivas e não-reprodutivas e já nessa fase ela começa a sentir as transformações que ocorrem no seu corpo e na sua pele na menopausa.

“Nesta nova etapa da vida, a mulher vai conviver com a diminuição de produção dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, o que traz muitas transformações e que, infelizmente, possibilita o aparecimento de algumas doenças”, explica Elizete Garcia, coordenadora técnica da Extratos da Terra.

Segundo a especialista, a menopausa não tem data marcada, pode ocorrer dos 45 anos, aos 55 anos e iniciar de forma espontânea, cirúrgica, precoce ou tardiamente, e com ela chegam também alguns sintomas bastante indesejados.

A mulher pode apresentar insônia, ressecamento vaginal, déficit de atenção e memória, perda de massa óssea, mudança no contorno corporal, depressão e maiores riscos de doenças cardiovasculares. Todas essas mudanças trazem efeitos bastante radicais para a pele, como ressecamento, afinamento, presença de rugas, flacidez, sensibilidade de contato e principalmente diminuição da resistência.

Os sintomas que mais impactam a pele na menopausa são:

desidratação e ressecamento de toda a pele do corpo, podendo até causar descamação; presença de lesões senis; afinamento e diminuição da elasticidade da pele.

Como amenizar os sintomas que a menopausa causa na pele?

1. Higienização da pele com emulsões e sabonetes com ativos vegetais que preservem a barreira da pele e não causem nenhum tipo de agressão.

2. Tonificação após a higienização com loção rica em ativos hidratantes e livres de álcool. O ato da tonificação pode surpreender nos resultados, pois é o primeiro passo para uma boa hidratação da pele.

3. Proteção e hidratação logo pela manhã, uso do FPS correto, com ou sem pigmento, e principalmente uso de produtos com ativos que façam a reposição das necessidades da pele, em especial na fase lipídica, prejudicada pela menopausa. Já para peles maduras menopausadas, os produtos devem ser ricos em ativos restauradores.

4. Uso de cosméticos noturnos nutritivos, revitalizantes, com fator de crescimento, ácido hialurônico, reposição lipídica e reparadores cutâneos são fundamentais.

5. Os cuidados com a pele devem se estender ao corpo. A hidratação corporal e principalmente dos pés é indispensável nesta fase tão crítica da mulher.

FONTE: altoastral.com.br