436Visitas |  Like

Aliados da saúde: 5 alimentos que aumentam a imunidade

Gripes, resfriados e outras doenças se aproveitam da queda do sistema imunológico para se alojarem em nosso organismo, então, aposte na alimentação para combatê-las!!

Unhas quebradiças, queda de cabelo, pele amarelada, entre outros problemas podem estar diretamente relacionados com o que você coloca à mesa. E com a imunidade não é diferente. A escolha do que você come influenciará — e muito — na ação do seu sistema de defesa. Para evitar este problema, uma boa opção é apostar em alimentos especiais capazes de blindar o organismo contra bactérias e outros invasores responsáveis por uma série de doenças, proporcionando muitos benefícios à saúde. Por isso, não deixe de conferir os 5 alimentos que aumentam a imunidade!

1 – Iogurte
É fonte de lactobacilos, bactérias do bem que transformam a lactose em ácido lático, inibindo a ação da bactéria H. pylori, responsável por úlcera e gastrite. Isso acontece porque os micro-organismos benéficos, mais conhecidos como probióticos, aderem às paredes do sistema digestivo e liberam substâncias que eliminam micróbios perigosos, prevenindo problemas gastrointestinais. “Nos iogurtes encontramos probióticos que melhoram a nossa flora intestinal, desse modo, reduzimos a presença de bactérias ruins e aumentamos as boas, diminuindo o risco de infecções e melhorando a absorção de nutrientes”, explica a nutróloga Andrea Pereira.

2 – Alho

O tempero é capaz de acabar com micro-organismos nocivos e espantar males como resfriado, tosse e até mesmo bronquite. Ele também dá um chega pra lá nas inflamações e ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Se não bastassem os benefícios citados acima, o alho, além de ser diurético (por atuar nos rins e aumentar a quantidade de urina), também é um grande aliado na luta contra o câncer. O ideal é consumi-lo fresco.

3 – Laranja

Além do delicioso suco que é possível obter por meio da fruta, ela também é fonte de vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico. A vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores. Os benefícios da laranja não param por aí. Ela ainda é rica em fibras e potássio: a primeira ajuda o intestino funcionar com regularidade e o segundo auxilia no controle da pressão arterial.

4 – Limão

Fonte de vitamina C assim como a laranja, o limão, além de ser um escudo contra doenças, também contém geraniol, substância que é capaz de inibir a multiplicação de células cancerosas. A fruta ainda possui limoneno, uma substância encontrada em sua casca que promove grandes benefícios à saúde. “Ele penetra com facilidade em todos os tecidos e células do nosso organismo e é um poderoso solvente das toxinas e gorduras, com isso, dissolve cálculos renais e ajuda a desentupir veias”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

5 – Mamão

Famoso por ajudar a regular o intestino, o mamão tem muitos outros benefícios. A fruta possui licopeno, substância responsável por sua cor avermelhada e pelo seu poder antioxidante, capaz de prevenir o câncer de próstata. Também é fonte de betacaroteno, importante para a saúde dos olhos. “O mamão foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para prisão de ventre por conter papaína, enzima que facilita a digestão. Ele ainda ajuda a tratar de: doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verrugas”, exemplifica Daniela.

FONTE: altoastral.com.br