620Visitas |  Like

Cabelos brancos? Aprenda como esconder os temidos fios grisalhos

Todas as mulheres irão sofrer com os terríveis fios brancos, umas mais cedo, outras mais tarde. Isso acontece porque as células passam por um processo chamado apoptose, que resulta na morte do melanócito, célula que produz a melanina (pigmento que dá cor aos fios). Mas com tantos cosméticos disponíveis no mercado, não há com o que se desesperar, mesmo se os “indesejáveis” começaram a aparecer antes dos 30 anos. Saiba o que fazer conforme a quantidade de fios brancos que você tem!

Apenas alguns
Se você pertence a esse time, saiba que é possível escolher qualquer cor da cartela de tintura. “Lembrando que a coloração tem a capacidade de clarear apenas três tons no cabelo natural”, pode-se também separar os fios brancos com papel ou na prancha e aplicar um tonalizante.

Metade dos cabelos
A dica é sempre escolher uma cor base para misturar aos tons-fantasia. Segundo Penélope Beolchi, a coloração tem que ter o número zero após a vírgula. Por exemplo: se a cor desejada for loiro-escuro-dourado, deve-se fazer uma mistura de pelo menos 50% de 6.0 com o tom escolhido 6.3.

Mais da metade
Aplique, de preferência, apenas uma cor base. “Ou não ultrapasse 15% de cor fantasia”, sugere a profissional.

Antes dos 30?
“A programação de quando a apoptose vai ocorrer é genética, mas pode ser acelerada por alguns fatores externos, como o estresse”, explica Cristiane Braga Kanashiro, dermatologista da Clínica Due. “Além disso, apenas é considerado prematuro quando o surgimento de fios brancos acontecem antes dos 20 anos em mulheres brancas, antes dos 25 anos em asiáticas e antes dos 30 anos em negras”, afirma Fabrício Ribeiro, cirurgião plástico e especialista em implante capilar.

Para retardar
“Remédios e alimentos com propriedades antioxidantes podem diminuir o aparecimento dos fios brancos, porém ainda não é possível impedir totalmente o surgimento deles ou retomar a cor natural”, enfatiza a dermatologista Angélica Pimenta. “Deve-se ter uma atenção especial para uma alimentação balanceada, sendo importante ingerir nutrientes como ferro, zinco e cobre, que participam na produção de melanina”, indica Fabrício Ribeiro. segundo ele, o tabagismo também está relacionado ao aparecimento dos cabelos brancos.

FONTE: altoastral.com.br