636Visitas |  Like

Cabelo oleoso? Veja 10 dicas de como acabar de vez com a oleosidade

Para exterminar com o aspecto gorduroso do cabelo, é necessário prestar atenção no couro cabeludo, onde se concentram as glândulas produtoras de sebo. “As causas podem ser falta de limpeza e também excesso de química, principalmente as redutoras de volume”, explica Renata Fraga, terapeuta capilar do salão Valentina. Por isso, a forma como se lava as madeixas é muito importante. Confira algumas dicas para disfarçar e acabar com o excesso de óleo!

1 – Lavagem
A lavagem deve ser feita diariamente ou a cada dois dias.

2 – Água fria!
Evite lavar os fios com água muito quente e usar secadores.

3 – Qual xampu?
“Recomenda-se o uso de xampu antirresíduos somente uma vez por mês, para não comprometer ainda mais a função equilibrante das glândulas sebáceas do couro cabeludo”.

4 – Cremes e condicionadores
“Cremes de hidratação e condicionadores devem ser aplicados só no comprimento”, comenta Juan Gonzales, hairstylist do salão Corte&Cortes Bonsucesso. A hairstylist Paula Alves indica as máscaras à base de menta.

5 – Esfoliação capilar
“Uma vez por semana, aplique máscara esfoliante capilar, que irá limpar profundamente o couro cabeludo”, sugere Paula.

6 – Higienize!
Quem tem a raiz do cabelo oleosa e as pontas secas deve investir em produtos de higienização capilar para fios mistos.

7 – Leave-in líquido
O leave-in também pode contribuir para ensebar as madeixas, por isso, dê preferência às versões líquidas, pois pesam menos os fios.

8 – Sem as mãos
Pentear a cabeleira várias vezes por dia é outro vilão. “Além disso, muitas pessoas têm o hábito de mexer com frequência no cabelo, isso leva a oleosidade das mãos para as madeixas, então deve ser evitado também”, comenta Juan.

9 – Talco!
Xampu a seco ou talco são boas soluções para disfarçar a oleosidade. “Mas isso é para aqueles momentos em que precisamos de um milagre urgente, pois os produtos não substituem uma lavagem”, recomenda o hairstylist Juan Gonzales.

10 – Invista em penteados
Outra opção é fazer uma trança naquele bad hair day. “Elas disfarçam a oleosidade e ficam charmosas”, indica Paula.

De olho nas químicas!
“Quanto mais forte é uma química, mais oleosos os fios vão ficar. Isso ocorre pois a oleosidade age como uma defesa do organismo para proteger o cabelo”, explica Renata. É comum percebermos esse efeito em madeixas com alisamento permanente. Nesse caso, “a química forma uma película que não deixa a oleosidade penetrar no fio, permanecendo na superfície”, comenta a hairstylist Paula Alves.

FONTE: altoastral.com.br