484Visitas |  Like

VIVA BEM DE A – Z: CAMINHE!

Caminhar é um dos exercícios mais fáceis de praticar. Caminhar não tem restrição de idade, é barato, pode ser feito a praticamente qualquer hora do dia, e até mesmo dentro de casa, se a pessoa tiver uma esteira.

Além dos benefícios físicos, a ciência já comprovou que caminhar faz bem para a mente. Durante a caminhada o nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Isso aumenta a nossa sensação de bem estar.

Aqui vão algumas dicas para turbinar a sua caminhada:

– Ao invés de caminhar sempre em um plano reto, escolha subidas e descidas ao logo do caminho. Caso caminhe na esteira programe o aparelho com intensidades diferentes. Assim você trabalha também outras partes do corpo, como os glúteos;

– Durante a caminhada, intercale passos mais leves com movimentos mais explosivos, como saltos, ziguezague e uma corridinha leve. Assim você trabalha também o equilíbrio, a coordenação e recruta mais fibras musculares durante o exercício.

– Você pode carregar halteres (pesinhos de academia) de 1 ou 2kg nas mãos durante a caminhada, movimentando sempre os braços para frente e para trás. Isso pode queimar em torno de até 25% a mais de calorias, segundo especialistas;

– Alterar a superfície da caminhada (grama, areia, calçada) ajuda a trabalhar os músculos das pernas em diferentes intensidades.

E aí? Pronta para começar?

Boa caminhada!