Exames de rotina e medidas de prevenção proporcionam ao homem mais qualidade de vida.
Será que os homens têm medo de ir ao médico? O fato é que 60% deles só busca um especialista quando precisam de tratamento intensivo ou intervenção cirúrgica, ou ainda quando estão em estado de doença avançada. Esse descaso com a saúde masculina foi comprovado em uma pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem de São Paulo.
Os investigadores também descobriram que a maioria deles é levada ao médico pelas esposas, filhas ou mães. Em raros casos, os homens fazem o acompanhamento preventivo.
Porém, é fundamental que exista preocupação com a saúde masculina, afinal o diagnóstico precoce de doenças é o que possibilita maior eficiência no tratamento. Veja como o homem pode cuidar melhor da sua saúde.
Quando o homem precisa consultar?
A partir dos 18 anos, os homens já podem buscar um especialista para os exames periódicos. Entre os principais médicos voltados para a saúde masculina, estão os urologistas, os cardiologistas e os clínicos gerais, responsáveis por tratar os principais casos de doenças do homem.
Preocupação maior surge depois dos 40 anos, quando os riscos aumentam e o check-up anual é importante para evitar manifestação de tumores e outros problemas graves. Entre as doenças mais comuns do sexo masculino, estão aquelas relacionadas à próstata, ao coração, às articulações e à respiração.
Para cuidar bem da sua saúde, o homem deve manter uma alimentação saudável e manter um peso ideal para sua altura e estatura. Além disso, a prática de exercícios e a distância de vícios – como cigarro, álcool e drogas – possibilitam maior qualidade de vida e longevidade.
Check-up da saúde masculina
O check-up para manter a saúde masculina consiste em alguns exames de prevenção que devem começar ser feitos a partir dos 30 anos de idade. Medir a pressão regularmente e realizar o eletrocardiograma possibilita verificar como está o coração, por exemplo.
Além desse, o exame de sangue resulta em diversos diagnósticos, como o de funcionamento renal e hepático, a parasitologia, a infectologia e os níveis de colesterol e glicemia, bem como indica se há algum tumor. Fora isso, fazer testes de visão periódicos e consultas ao dentista garante saúde estética e visual.
Responsável pela maior preocupação do homem, a próstata pode ser verificada com o antígeno prostático específico (PSA), um teste sanguíneo feito como prevenção ao câncer dessa região. Para completar, o exame de toque retal mostra as alterações internas do órgão. Se há histórico de doença familiar, as medidas preventivas devem ser feitas a partir dos 25 anos.
Em segundo lugar, logo após o câncer de próstata, a maior vilã da saúde masculina é a doença cardíaca isquêmica, que mata quase 200 mil pessoas no Brasil por ano. Na faixa dos 70 anos, os homens são os mais afetados pelo problema, que decorre de colesterol e pressão altos, obesidade, glicose e outros transtornos que podem levar ao infarto ou à angina.
Outra causa de muitas mortes de homens no país é o acidente vascular cerebral (AVC), que é provocado principalmente pela pressão arterial elevada. Nas idades avançadas, ele é mais comum e se desenvolve por meio de um derrame cerebral que paralisa a circulação de sangue. Em casos graves, o problema pode levar à morte.
Manter os exames em dia, controlando a pressão e tratando as doenças crônicas, o homem pode preservar sua saúde e garantir alguns anos a mais de vida, com qualidade e bem-estar garantidos.
FONTE: vivomaissaudavel.com.br