Cuidados na lavagem e na alimentação podem prevenir a queda de cabelo masculino.
Com o avançar da idade, algumas mudanças físicas acabam se tornando um pouco mais evidentes. Alguns quilos mais são percebidos e até mesmo rugas surgem – não apenas nas mulheres. Os homens, aliás, têm na queda de cabelo masculino uma das maiores aflições enfrentadas no que se refere à sua aparência.
O medo de ficar careca muito cedo faz com que eles procurem diversas formas de tentar minimizar ou até mesmo esconder a diminuição do número de fios.
Queda de cabelo masculino é normal
É importante salientar que a queda de cabelo masculino é um processo normal. Perder entre 50 ou 100 fios por dia pode ser tido como aceitável. O problema maior passa a surgir quando existe a percepção de um espaço grande entre os fios ou que o cabelo começa a ficar muito ralo.
A calvície é causada pelos mais variados fatores como uma nutrição inadequada, intervenção de fatores externos (chapinha, tintura, secador de cabelo), tratamentos médicos, alterações hormonais, estresse emocional, seborreia e herança genética.
6 dicas contra a queda de cabelo masculino
Cuidado com o que come
Uma das formas de combater a queda de cabelo masculino é ter muita atenção com a sua alimentação. Uma nutrição focada em substâncias como o zinco, vitamina B, proteínas e ferro pode fazer com que o problema apresente uma melhora significativa.
As proteínas se encontram em alimentos como carne, ovos e derivados do leite. Frutos do mar e carnes apresentam boas quantidades de zinco. As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em alimentos como cereais, batata e banana. Já o feijão e as folhas verdes são fontes de ferro.
Escolha o shampoo ideal
Se você estiver apresentando caspa, seborreia e cabelo muito oleoso, procure o tratamento adequado para este tipo de situação. Esses fatores contribuem para a queda de cabelo masculino.
Utilize shampoos para cabelos oleosos ou shampoos anticaspa para diminuir os efeitos destes problemas. Com isso, a queda de cabelo normalmente tem uma redução significativa.
Evite os químicos
Usar produtos químicos como tinturas pode ser um fator decisivo para o aumento da queda de cabelo masculino. Algumas substâncias presentes neste tipo de produto fazem com que a raiz dos fios fique enfraquecida, gerando a perda em maior quantidade.
Prefira a água morna
Lave os cabelos com bastante água e não poupe no enxague para que o couro cabeludo se mantenha bem limpo. Lembre-se, porém, que a água muito quente pode contribuir para que os fios de cabelo fiquem mais oleosos e mais propensos à queda. Procure utilizar água morna no enxague dos cabelos.
Cuide da saúde
Exames na glândula tireoide podem indicar algum tipo de tratamento, caso a queda de cabelo seja relacionada a este tipo de problema. Buscar auxílio médico especializado é sempre uma boa opção.
Lembre-se de seu pai e do avô
A queda de cabelo oriunda de fatores genéticos não tem um tratamento específico. Portanto, se seu pai e avô são carecas, você provavelmente também será mais cedo ou mais tarde. Neste caso, o melhor a fazer é cortar os fios bem curtos e buscar uma dica de um cabeleireiro para lhe ajudar no corte mais adequado.
FONTE: vivomaissaudavel.com.br