663Visitas |  Like

COMO FORTALECER O COURO CABELUDO E EVITAR A QUEDA DOS FIOS

Por ser uma extensão da pele, o couro cabeludo precisa ter uma rotina de cuidados para se manter saudável. Além da higiene regular, é necessário usar produtos ideais para as características da região, evitar o excesso de oleosidade e proteger da radiação solar, principalmente nos dias mais quentes. Estas atitudes ajudam a manter os fios fortes e resistentes a queda. Para esclarecer o assunto e definir os melhores cuidados com o couro cabeludo.

Por que o couro cabeludo enfraquece?

Existem muitos fatores que colaboram para o enfraquecimento do couro cabeludo. De acordo com a médica, isso envolve todo o funcionamento do organismo: desde a má alimentação até a maneira como cuidamos localmente do cabelo – com o uso de shampoos, condicionadores, secadores e chapinhas.

Cuidados para manter o couro cabeludo forte e minimizar a queda

Para ter um couro cabeludo saudável, é necessário praticar uma série de cuidados. Dentre eles, está uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, é importante que a higiene seja feita regularmente. Segundo a Dra. Carolina, “o couro cabeludo saudável é um couro cabeludo limpo, mas a lavagem da região pode variar de acordo com as características de cada paciente. Por exemplo, quem tem a região mais oleosa, muitas vezes, precisa lavar o cabelo todos os dias. Já quem tem o couro mais seco, pode espaçar esse intervalo de tempo”, indicou. Com este cuidado também conseguimos manter a região longe do excesso de oleosidade, que pode gerar problemas como caspa e fungos – quadro conhecido como dermatite seborreica.

Produtos ideais para realizar a limpeza do couro cabeludo

Quanto aos shampoos e condicionadores, é fundamental que eles limpem bem e façam isso sem agredir o couro cabeludo. “Existem também produtos, como os shampoos sem sulfato, que limpam a região sem remover o manto hidrolipídico – a hidratação natural do couro cabeludo – e sem deixar a região sensível e desprotegida”, ressaltou. Para quem apresenta mais sensibilidade nessa área, também é importante usar dermocosméticos específicos para o caso.

Proteja o couro cabeludo do secador, da chapinha e da radiação solar

Outro ponto importante a ser evitado é o calor excessivo – tanto para prevenir a irritação da pele local, como para controlar a oleosidade. “É bom evitar o contato direto com o secador e a chapinha. Para secar o cabelo, mantenha a distância dessas ferramentas em 20 cm do couro cabeludo”, atentou. A proteção contra a radiação solar também deve ser priorizada, pois da mesma forma que danifica a pele, acaba fazendo mal ao couro cabeludo. “Sempre que sair ao sol, é importante proteger a região com o uso de barreiras físicas, como chapéus e bonés”.