459Visitas |  Like

Falta de sol pode provocar várias doenças; fraqueza e dor no corpo são sinais de falta de vitamina D

Será que você está tomando sol suficiente? Para quem acredita que o sol só serve para deixar a pele bronzeada, está enganado! Ele é essencial à saúde e pode evitar diversas doenças, como raquitismo, em crianças, e osteoporose, em adultos. E a lista não para aí. Em longo prazo, a falta ou a deficiência de vitamina D (proveniente do banho de sol) poderá provocar doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer.

A vitamina D atua principalmente na saúde dos ossos e também na força muscular, conforme já me explicou Marise Lazaretti Castro, da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia) e chefe de doenças metabólicas da Unifesp (Universidade de São Paulo), a

— A falta ou deficiência de vitamina D pode provocar raquitismo em crianças e, no adulto, o aumento do risco de osteoporose e consequentemente maior risco de fraturas. Em longo prazo, a baixa deste nutriente aumenta o risco de câncer de cólon, mama e próstata, doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes. Há estudos que também ligam a vitamina D à artrite reumatoide e esclerose múltipla, mas não há relação de causa e efeito.

A vitamina D é produzida na pele com os raios de sol é necessário tomar banho de sol. Muitas dermatologistas acham ruim, mas a médica diz que esse banho de sol deve ser sem filtro solar, dez minutos por dia, com o sol mais forte, ou seja, entre 10h e 15h.

Mas como sei se estou com falta de vitamina?

Dor no corpo, fraqueza e desânimo são alguns dos sinais de falta de vitamina D. Mas, apesar disso, apenas um exame poderá dizer se o paciente tem ou não falta deste micronutriente.

— Mas basta a pessoa se fazer algumas perguntas: eu tomo sol todos os dias? Quanto tempo eu fico no sol? Estou com ou sem filtro? Quanto mais escura o tom de pele, mais difícil de adquirir vitamina. Vale destacar que a alimentação não traz suplementação deste nutriente.

Para quem está com falta ou deficiência de vitamina D, a alternativa é o suplemento, porém, esta reposição deverá ser acompanhada por um profissional.

FONTE: noticias.r7.com