469Visitas |  Like

Excesso de sono durante o dia pode ser sinal de alerta

Existem dias em que se sentir sonolento é inevitável, mesmo depois de algumas xícaras de café. Mas para algumas pessoas, o excesso de sono pode se tornar um problema mais sério, que interfere no trabalho e nas atividades de lazer. Na maioria das vezes, o problema da sonolência diurna começa à noite.

Causas do excesso de sono durante o dia

Muitas pessoas que estão sempre cansadas e com sono costumam culpar a rotina intensa por seus sintomas. Porém, quando eles não somem depois de algumas boas noites de descanso, vale fiar em alerta. Segundo um estudo publicado na American Family Physician, estima-se que o problema afete 20% da população.

Grande parte das desordens caracterizam-se por interromper o repouso ou diminuir a qualidade dele, o que leva a pessoa a sentir cansaço extremo no dia seguinte. Há várias causas para a sonolência excessiva. Na maioria das vezes, um problema subjacente é o responsável.

A apneia obstrutiva do sono é uma razão bastante comum. Sofrem dela pessoas que lutam para respirar durante a noite e acordam cansadas. Causa frequente também é a insônia, caracterizada pela dificuldade em adormecer ou manter o sono pelo tempo suficiente que o organismo exige.

A narcolepsia é ainda uma explicação possível – embora menos comum. Nela a pessoa adormece durante o dia, mesmo no trabalho ou enquanto está dirigindo. Esse problema é causado pela disfunção de uma área do cérebro. Quando você sofre com algum desses problemas, deve buscar auxílio médico.

Há terapias comportamentais, psicológicas e medicamentosas para tratá-los. Além disso, é sempre válido investigar a existência de doenças subjacentes – segundo pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, há evidências de que a necessidade de cochilos diurnos possa ser um sintoma da diabetes tipo 2.

O que fazer para diminuir o excesso de sono diurno?

Se você se sentir cansado e com sono frequentemente durante o dia, procure um médico para avaliar sua saúde. Porém, muitas vezes hábitos ruins de sono explicam a sonolência diurna. Veja algumas dicas capazes de ajudar a melhorar esse problema:

Sono noturno adequado

A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de repouso por noite, enquanto os adolescentes geralmente precisam de um total de nove horas. Vale deitar um pouco mais cedo.

Mantenha distrações fora da cama

Você não deve ler, assistir TV, jogar ou usar o computador na cama. Isso adia o momento de dormir e dificulta que o seu cérebro realmente desligue das atividades na hora de dormir.

Crie uma rotina

As pessoas que têm problema de sonolência são frequentemente aconselhadas a ir para a cama e levantar-se no mesmo horário todos os dias, inclusive em finais de semana.

Faça refeições leves à noite

Procure terminar de comer refeições de duas a três horas antes de deitar. Além disso, busque ingerir alimentos leves e livres de açúcar ou cafeína.

Pratique exercício

A atividade física regular oferece vários benefícios para o sono. Especialmente o exercício aeróbico, pois permite que seja mais fácil adormecer e dormir profundamente.

FONTE: doutissima.com.br