558Visitas |  Like

Alimentos contra depressão: eles acalmam e melhoram o humor

Ovo, banana, aveia e maracujá são alguns dos alimentos contra depressão que podem dar uma força nessa hora tão delicada. Veja uma lista!

Você sabia que tem como usar os alimentos contra depressão? Eles são um aliado e tanto na hora de prevenir alguns sintomas relacionados à depressão. “Certos alimentos são benéficos por suas propriedades calmantes e estabilizadoras do estado de ânimo ou humor”, explica a nutricionista Fernanda Marques.

“O triptofano, por exemplo, é um aminoácido precursor da serotonina — neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar — e está presente em alimentos como banana e grão-de-bico. Por isso, vale incluí-los no dia a dia”, aponta.

As oleaginosas, em especial a castanha-do-pará, também são indicadas, já que contêm selênio, um oxidante poderoso que auxilia no funcionamento do sistema nervoso.

A também nutricionista Regina Moraes Teixeira lista mais alguns alimentos contra depressão, que podem dar uma força nessa hora tão delicada.

Alimentos contra depressão:

OVOS: “são fonte de tiamina e niacina, vitaminas do complexo B, que auxiliam na manutenção do bom humor”, aponta a nutricionista Regina Moraes Teixeira.

CARNES MAGRAS ER CARNES BRANCAS: possuem a presença do triptofano.

VEGETAIS VERDES ESCUROS: por conta da presença do folato, vitamina pertencente ao complexo B. “Segundo estudos, pacientes deprimidos podem apresentar baixos índices de vitamina B12, levando à diminuição do folato e ao desequilíbrio do metabolismo e dos neurotransmissores cerebrais”, comenta Regina.

MARACUJÁ: a fruta possui alcaloides e flavonoides, substâncias que atuam no sistema nervoso central, ajudando a combater, além da depressão, a ansiedade e distúrbios do sono. Os benefícios não estão concentrados somente na polpa, já que as folhas do fruto também são muito bem-vindas na preparação de chás.

AVEIA: “já que é rica em vitaminas do complexo B e vitamina E, que combatem a ansiedade e a depressão”.

BANANA: é indicada devido à presença de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.

CASTANHA-DO-PARÁ: contêm selênio, um oxidante poderoso que auxilia no funcionamento do sistema nervoso.

FONTE: altoastral.com.br