507Visitas |  Like

10 benefícios associados ao uso de própolis

Paula explica que já foram identificados mais de 200 compostos químicos no própolis. No entanto, de todos os grupos de compostos presentes, certamente o que mais vem chamando a atenção dos pesquisadores é o grupo dos flavonoides. “Esses são compostos fenólicos que compreendem um amplo grupo de substâncias naturais não sintetizadas pelo ser humano. A ingestão de flavonoides, por vez, interfere em diversos processos fisiológicos, auxiliando na absorção e na ação de vitaminas, atuando nos processos de cicatrização como antioxidantes, além de apresentarem atividade antimicrobiana e moduladora do sistema imune”, diz.

De maneira resumida, podem ser destacados como benefícios do própolis:

1. Ações antibacteriana e antifúngica

A nutricionista Sonia Ballesteros, da Clínica Saúde e Pilates Apinajés, comenta que o própolis pode ser utіlіzаdo pаrа combаter os germes e outrаs doençаs bаcterіаnаs.

É uma substância muito eficiente na destruição de várias bactérias nocivas ao ser humano, sendo, assim, muito indicada no tratamento de doenças como amidalites, faringite, laringite, verminoses, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.

Dorival Ribeiro comenta, inclusive, que alguns países fazem até sorvete de própolis (com abacaxi, por exemplo) para ser dado às crianças, uma vez ao ano, com o intuito de combater verminoses na escola.

A própolis tem ainda a grande vantagem de destruir as bactérias nocivas ao mesmo tempo em que preservar as benéficas (como as bactérias da flora intestinal).

A ação antifúngica da própolis faz do produto eficaz no tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras etc. Pode ser usado, por exemplo, diretamente nas unhas, combatendo problemas comuns nessa região.

A própolis atua ainda no combate à Candida albicans, fungo responsável por infecções vaginais, bucais e no sistema digestivo.

2. Ação antiviral

A substância é muito utilizada no combate a herpes, por exemplo, além de ser comumente indicada contra gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.

3. Ação anti-inflamatória

A própolis pode, assim, ser indicada no tratamento de doenças como artrites, artroses e reumatoides.

4. Poder antioxidante

A ação antioxidante faz com que a própolis ajude a combater os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como o câncer).

Ribeiro lembra, inclusive, que a própolis é comumente utilizada em fórmulas cosméticas, como cremes faciais ou sabonetes, podendo ajudar no rejuvenescimento e beleza da pele.

5. Ação anticancerígena

Muitos estudos têm associado o consumo de própolis com a prevenção e o combate ao câncer. Ou seja, alguns estudos têm mostrado que a substância não só é capaz de inibir o crescimento de células cancerígenas, como também de destruir parcialmente as células já existentes.

Ribeiro comenta que, no Japão, muitas pessoas com câncer são tratadas com própolis, e muitos benefícios têm sido relatados neste sentido.

6. Ação cicatrizante

Devido à presença de flavonoides e aminoácidos, a própolis é eficiente no tratamento de machucados, dermatites, feridas, queimaduras etc. Pode ainda ajudar a “secar” espinhas.

“Muitos pescadores, por exemplo, principalmente aqueles que mexem com crustáceos, quando se machucam, se beneficiam com o uso de algumas gotas de própolis… O ferimento chega a sarar de um dia para o outro”, comenta Ribeiro.

7. Ação anestésica

Isso faz da própolis eficaz no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes etc.

8. Efeito imunoestimulante

A nutricionista Sonia destaca que a própolis estіmulа os аntіcorpos e ajuda o sіstemа іmunológico do іndіvíduo a se fortalecer. Assim, aumenta-se a resistência do individuo contra doenças e infecções, melhorando a saúde como um todo.

9. Higienização bucal

Ribeiro destaca que o consumo de própolis proporciona uma melhora de toda a região bucal. “Existem chicletes, no Japão, por exemplo, para combater cárie”, comenta.

10. Efeito digestivo e no emagrecimento

A própolis pode ainda auxiliar na melhora digestão e, em alguns casos, até no emagrecimento, quando associada a uma dieta equilibrada.

Embora não exista nenhuma comprovação de que o própolis – por si só – atue no emagrecimento, Dorival Ribeiro comenta que misturar umas gotinhas de própolis num suco de abacaxi, por exemplo, é uma “receita” antiga e muito utilizada para quem deseja perder peso.

“Não existe nenhuma base de que a própolis, por si só, ajude quem deseja emagrecer, mas, como proporciona uma melhora em todo o sistema imunológico e no sistema linfático, pode, neste sentido, estar associada ao emagrecimento”, diz Ribeiro.

FONTE: dicasdemulher.com.br