610Visitas |  Like

MAPA DA ACNE: ENTENDA O QUE AS ACNES SIGNIFICAM EM CADA REGIÃO DO ROSTO NA FASE ADULTA

Ter acne no rosto mesmo depois de adulta é algo que preocupa além da aparência: pode ser também um problema de saúde. De acordo com dermatologistas, os motivos para o aspecto acneico aparecer mesmo após a despedida da adolescência podem ser desde a síndrome de ovário policístico ou câncer de ovário, ao mau uso de cosméticos. Se você reparou que as inflamações no rosto aparecem ou se concentram sempre no mesmo lugar, entenda o mapa da acne com as explicações das dermatologistas Letícia de Chiara e Renata Sampaio!

ACNE NA “ZONA T” E BOCHECHAS É CAUSADA POR EXCESSO DE OLEOSIDADE E PRODUTOS INADEQUADOS

Quem costuma ter acne na testa, no nariz e no queixo pode ter problemas com oleosidade excessiva, hormônios ou uso de cosméticos errados para a pele. A zona T do rosto, que inclui testa, nariz e queixo, tem uma concentração maior de glândulas sebáceas, e por isso a oleosidade é maior nesta região, o que vai obstruir os poros e criar as inflamações. “No entanto, fatores hormonais e uso de cosméticos inadequados são os principais responsáveis pela acne adulta”, explicou a dermatologista Letícia de Chiara.

ACNE NAS TÊMPORAS E SOBRANCELHAS PODE SER RESULTADO DO MAU USO DO CREME DE CABELO

A acne que aparece perto das sobrancelhas ou nas têmporas pode ser por causa dos resquícios de produtos de pele ou maquiagem, que entopem os poros. Se as espinhas surgem bem perto das sobrancelhas, o problema pode estar nos resquícios de leave-in no cabelo. “É preciso ficar atenta ao uso de cosméticos e cremes de pentear no couro cabeludo, que podem estar provocando um tipo de alergia. O creme, por exemplo, só deve ser usado no comprimento dos fios e não até a raiz”, lembrou a especialista.

ACNES NO PESCOÇO E MAXILAR PODEM SER REFLEXO DE ALTERAÇÕES HORMONAIS

De acordo com os dermatologistas, a acne no pescoço e no maxilar podem ser sinais de alterações hormonais. De acordo com a dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle Caxias, as acnes no pescoço e no maxilar são as mais comuns em mulheres adultas. “Elas podem ser reflexo das alterações hormonais”, indicou a especialista. Por ser uma pele mais sensível, a dica para higienizá-la e não causar inflamações é usar um sabonete em gel, que é mais leve, e não esquecer do filtro solar, para não criar marquinhas de espinha.

ACNE SÓ NO NARIZ PODE SER ROSÁCEA

De acordo com os dermatologistas, quem tem rosácea costuma ter acnes somentes no nariz. O nariz é uma das áreas mais oleosas do rosto e faz parte da “zona T”, mas de acordo com a dermatologista Leítica de Chiara, se as acnes só aparecem no nariz pode ser um sintoma da rosácea. “O principal diagnostico diferencial é a rosácea, doença inflamatória crônica que também é caracterizada por muitas bolinhas com ou sem pus. Mas só o dermatologista pode dar o diagnóstico final”, explicou a especialista.

CONFIRA DICAS DE COMO AMENIZAR A ACNE NA FASE ADULTA:

Mesmo que as acnes sejam causadas por problemas de saúde, estresse ou bactérias vindas de fora, nenhuma mulher gosta de aparentar as inflamações no rosto e, por isso, algumas dicas práticas para o dia a dia e outras que funcionam gradualmente são essenciais para amenizar o problema. Confira:

– Usar um gel secativo em casos de emergência: Se a espinha surgiu próximo a um evento ou compromisso importante, uma boa dica é usar um gel secativo em roll-on para secar a inflamação rapidamente. Na ponta, há uma esfera giratória metálica, que em contato com a pele, ajuda a diminuir o inchaço da obstrução acneica, liberando um gel rico em álcool e ácido salicílico.

– Usar um sabonete em gel: Para prevenir a acne em qualquer região do rosto, a dica principal é mantê-lo sempre limpo, usando um sabonete pela manhã e antes de dormir, após remover a maquiagem. Vale optar pela textura em gel, que é mais leve e várias marcas apostam no controle da oleosidade.

– Esfoliar a pele do rosto: Para limpar os poros e retirar as células mortas da cútis, outra dica que pode ser feita uma vez por semana é a esfoliação. O esfoliante tem micro partículas que ajudam na limpeza da pele, abrindo espaço para ela respirar. A dica é não esquecer de hidratar a pele depois, já que ela pode ficar sensível e um pouco avermelhada.

FONTE: belezaextraordinaria.com.br