779Visitas |  Like

MANCHAS NA PELE DO ROSTO: CONFIRA PRINCIPAIS TIPOS E COMO EVITA-LAS

Tema de dúvidas recorrentes, conversamos com o farmacêutico e especialista em cosméticos, Maurizio Pupo, e esclarecemos quais são os principais tipos de mancha da pele do rosto e como você pode evitá-las. Confira!

Manchas Senis
Como o próprio nome já diz, este tipo de mancha aparece no decorrer do envelhecimento da pele e pode ter duas colorações diferentes. As manchas senis escuras são causadas por um excesso de melanina. Ao longo dos anos, a radiação solar excessiva é acumulada pela pele e resulta na alteração de produção de melanina pelos melanócitos, escurecendo algumas áreas da pele. Já as manchas de tonalidade branca aparecem devido à ausência de melanina causada pela intensa exposição solar – a radiação é capaz de destruir osmelanócitos e compromete a produção de pigmento na pele.

Sobre os tratamentos possíveis, MaurizioPupo esclarece que as manchas escuras podem diminuir com o uso de cremes clareadores na pele do rosto. Além disso, o uso de um bom protetor solar diariamente pode ajudar no processo de maneira positiva. Já quanto às manchas senis brancas, o especialista afirma que não há tratamento específico, já que esta mancha é resultado de uma destruição irreversível do melanócito. Segundo MaurizioPupo, a melhor solução para esta situação é o uso de produtos com base para disfarçar as manchinhas, além do uso contínuo de protetor solar.

Manchas pós-inflamatórias
Conhecida também como hiperpigmentação pós-inflamatória, Maurizio Pupo esclarece que este tipo de mancha é caraterizado pela presença de manchas escuras na pele, resultado de sua pigmentação excessiva. No entanto, possui uma menor relação com os raios solares, sendo assim mais relacionada a pequenos machucados, como acne inflamada ou picadas de insetos. Normalmente, após o processo de cicatrização, a inflamação dá origem a uma alteração na produção de melanina e desenvolve-se uma mancha mais escura.

Este tipo de mancha no rosto é muito comum em peles de fototipos mais escuros, ou seja, quanto mais escura for a pele, maior a tendência de desenvolver este tipo de manchas. Todavia, o cuidado com a exposição solar pode ser uma boa medida para atenuá-las. Por isso, pessoas com a pele lesada ou com maior tendência a acne devem, com a orientação do Médico Dermatologista, investir em um bom filtro solar e usá-lo diariamente.

Melasma e Cloasma
Diferente do que se imagina, melasma é o nome genérico atribuído para qualquer mancha escura, caracterizada sobretudo pela concentração de melanina em uma determinada área da pele, tornando-a mais escurecida. Quando ocorre, por exemplo, nas mulheres grávidas, o melasma ganha o nome de cloasma, tipo de mancha de pele comum e decorrente de grandes alterações hormonais.

Além de ocorrer na gravidez, o cloasma pode aparecer tanto no corpo da mulher quanto do homem, independente da idade. Nesta situação, em que há o aparecimento repentino de manchas escuras na pele, o ideal é procurar um médico para que ele possa realizar todos os testes hormonais e definir o melhor tratamento. No entanto, Maurizio Pupo ressalta que a melhor opção para evitar os cloasmas é o uso de um bom filtro solar, em especial durante o período de gravidez. Além disso, também podem ser utilizados cremes clareadores, especialmente os cremes de vitamina C, de acordo com a orientação de seu Médico Dermatologista.

FONTE: adatina.com