377Visitas |  Like

Como fazer o autoexame contra o câncer de pele

No verão há um nível maior de radiação solar com potencial cancerígeno. Segundo a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Claudia Marçal, a foto exposição, ao longo dos anos, pode gerar lesões novas ou modificar aquelas que já existiam previamente na pele de qualquer pessoa. “Por meio do autoexame, o paciente pode detectar precocemente lesões que apresentam sinais e sintomas diferentes dos habituais ou que estão crescendo. Além disso, é uma forma de prevenir o surgimento do melanoma, que é o melanoma é o tipo mais raro e agressivo de câncer da pele”, alerta.

Como fazer o autoexame

A dermatologista explica que o autoexame deve ser realizado principalmente nas pessoas de pele clara, aquelas que possuem antecedentes familiares de câncer de pele, possuem mais de 50 pintas, tomaram muito sol antes dos trinta anos e sofreram queimaduras e têm lesões em áreas de atrito. “A indicação também vale para as pessoas que apresentam muitas sardas e manchas por exposição solar anterior, já retiraram pintas com diagnóstico de atípicas, não se bronzeiam ao sol, e consequentemente acabam adquirindo a cor vermelha com facilidade e apresentam qualquer lesão que esteja se modificando”, completa.

O procedimento deve ser feito mensalmente, em frente ao espelho, de preferência com luz natural. Com isso, será possível verificar o surgimento de alguma mancha, relevo ou ferida que não cicatriza. “Este tipo de cuidado de rotina, principalmente para quem tem a pele muito clara e com muitas pintas, promove consciência e aguça o olhar sobre as lesões, aumentando a percepção de mudança ou seu crescimento”, alerta Dra. Claudia.

Confira abaixo como fazer o autoexame:

• Examine seu rosto, principalmente o nariz, lábios, boca e orelhas.

• Para facilitar o exame do couro cabeludo, separe os fios com um pente ou use o secador para melhor visibilidade. Se houver necessidade, peça ajuda a alguém.

• Preste atenção nas mãos, também entre os dedos.

• Levante os braços, para olhar as axilas, antebraços, cotovelos, virando dos dois lados, com a ajuda de um espelho de alta qualidade.

• Foque no pescoço, peito e tórax. As mulheres também devem levantar os seios para prestar atenção aos sinais onde fica o soutien. Olhe também a nuca e por trás das orelhas.

• De costas para um espelho de corpo inteiro, use outro para olhar com atenção os ombros, as costas, nádegas e pernas.

• Sentada (o), olhe a parte interna das coxas, bem como a área genital.

• Na mesma posição, olhe os tornozelos, o espaço entre os dedos, bem como a sola dos pés.

Se a sua pele apresentar qualquer lesão que coce, doa ou sangre e que aumente de tamanho com rapidez ou apresente sensibilidade, marque uma consulta com o dermatologista. “O especialista fará uma dermatoscopia manual ou de preferência digital avaliando a necessidade da retirada cirúrgica”, explica a dra. Claudia Marçal.

Para garantir a saúde da pele, é fundamental a aplicação diária do protetor solar antes de sair de casa, reaplicando, pelo menos, mais uma ou duas vezes ao dia.

FONTE: doutissima.com.br