518Visitas |  Like

A Importância de Tonificar a Pele

Os cuidados com a pele começam com a limpeza. A correta higienização da pele permite a eliminação de impurezas, resíduos e maquiagem, evitando assim a obstrução dos poros e a formação de irregularidades. Além disso, a limpeza possibilita a correta renovação celular, estimulando a circulação superficial da pele e permitindo a melhor absorção de produtos para o tratamento cutâneo.

A pele respira pelos poros e quando eles entopem propiciam o aparecimento de espinhas, cravos, aumentam a oleosidade, além de deixar a pele com um aspecto cansado e sem brilho. É aí que entra a função do tônico: ele faz aquela limpeza profunda, eliminando o que o sabonete não consegue tirar, e com isso, limpando os poros.

Como Tonificar a Pele

A 1ª. etapa é utilizar demaquilantes e leites ou loções de limpeza. A seguir, é aconselhado o uso de sabonetes adequados — de preferência líquidos e cremosos — que possuem ativos de baixa irritação. Vale lembrar que somente água não é suficiente!

A 2ª. etapa envolve a tonificação da pele, que complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza. Além disso, a tonificação devolve o pH natural, refrescando e suavizando a mesma, preparando-a para a hidratação.

Benefícios do Tônico na Pele

– Limpa a pele profundamente
– Elimina as toxinas
– Melhora a micro-circulação
– Prepara a pele para receber hidratação
– Devolve o pH natural da pele
– Elimina os resíduos acumulados nos poros
– Suaviza, acalma e refresca

Diferença entre Loção Tônica e Loção Adstringente

Loção Tônica. Tonificar é completar a impureza, eliminando os últimos vestígios de impurezas e maquilagem da pele, assim como restaurar o pH da epiderme e fortalecer seu tônus.
Loção Adstringente. Adstringir é contrair os poros, controlando a oleosidade excessiva, fortalecendo a pele e evitando a flacidez. Seu uso é indicado para peles oleosas.

Quais são os passos fundamentais para uma limpeza adequada da pele feita em casa?

Pela manhã, é necessário higienizar a pele, a fim de remover a oleosidade (sebo dos cremes noturnos) e sujeiras. Você pode passar uma água no rosto, se preferir use um sabonete bem suave e em seguida tonificar a pele.

À noite, é preciso usar um bom demaquilante no rosto, limpando-o profundamente e retirando resíduos de maquiagem e dos produtos aplicados durante o dia. Em seguida, lave o rosto com sabonete e depois tonifique para finalizar a limpeza. A tonificação deve ser realizada nos dois horários, para regular o pH da pele (grau de acidez) e complementar a higiene. Além disso, fazer uma esfoliação na pele para ajudar a retirar as células mortas também é importante, pelo menos uma vez a cada 15 dias.

FONTE: belezaesaude.com