469Visitas |  Like

6 dicas para economizar com presentes de Natal sem fazer feio

O Natal está chegando e logo bate aquele desespero: como presentear todo mundo sem estourar o cartão? Saiba que é possível sim fazer bonito com todos que você ama sem precisar torrar rios de dinheiro. Confira aqui algumas dicas:

1. Faça uma lista
Não adianta querer presentear todo mundo que você conhece sem ao menos fazer um pequeno planejamento. Por isso, antes de tudo, monte uma lista de todas as pessoas que você vai querer dar um presente neste ano – assim fica mais fácil de saber qual vai ser o tamanho do gasto.

2. Estabeleça um limite de gastos

Você não pode dar o presente mais caro do mundo para todos que ama sem abrir um rombo enorme na fatura do seu cartão de crédito. Por isso, dê uma olhada na sua conta bancária, lembre-se dos próximos compromissos financeiros que você vai ter e defina um valor máximo para gastar com presentes de Natal. Aí é só dividir entre as pessoas da lista e garantir que você não passa do limite com nenhum presente!

3. Divida entre presentes e lembranças
Você não precisa dar o melhor panetone ou o brinquedo mais caro da loja para arrasar – e não há conta que banque tudo isso. Por isso, separe a sua lista entre pessoas que vão ganhar pequenas lembranças mais baratas e aquelas que vão ganhar um presente mais especial. Assim você já otimiza os gastos.

4. Compre todas as lembrancinhas juntas
Para gastar menos com as lembranças, que tal comprar tudo junto, num mesmo lugar, de preferência com um bom desconto? Assim você consegue caprichar mais no presente ou até incluir mais pessoas na mesma lista! Para muita gente, uma pequena caixa de chocolate já pode ser um presente muito especial – afinal, o que conta nesta época do ano é a intenção!

5. Que tal montar um amigo secreto?
Seja na turma de amigos ou na família (ou até nos dois!): esta é uma forma de caprichar em um presente e garantir que todo mundo sai feliz e presenteado. Em tempos de crise, não dá para gastar rios de dinheiro com presentes para todo mundo!

6. Faça você mesma
Não é porque o presente é caro que ele é bom. Muitas vezes, os presentes mais emocionantes foram baratos – um CD com as músicas de vocês, um picnic em família, um álbum de fotos caseiro… Não precisa cair na onda da publicidade! O presente criativo feito por você mesma pode ser o mais especial de todos.

FONTE: altoastral.com.br