626Visitas |  Like

Cuidados com as Mãos

As mãos também envelhecem e perdem o brilho e elasticidade de sua pele. Para que isso não aconteça, devemos cuidar das mãos com bastante atenção.

O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam muito sensíveis à desidratação. As mãos são bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que afetam sua maciez.

Ao contrário de outras partes do corpo, as mãos não podem contar com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo. Por tudo isso, é extremamente importante cuidar diariamente das mãos.

Hidratação das Mãos

A hidratação ameniza o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele. Os cremes hidratantes formam um filme delicado e perfumado em sua pele, mantendo-a hidratada. Eles proporcionam maciez e suavidade mesmo às peles mais secas.

O principal cuidado que devemos ter com as mãos é a proteção contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar. Assim, é possível prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol.

Dicas para Manter as Mãos Saudáveis

– Hidrate as mãos com cremes específicos diariamente.
– Use filtro solar diariamente no dorso das mãos, afinal, ela é uma das regiões mais expostas ao sol.
– Use luvas ao lavar louças ou sempre que entrar em contato com produtos de limpeza, pois estes agridem e ressecam as mãos.
– Evite roer as unhas e mantenha-as limpas, pois além de deixá-las feias, bactérias e outros organismos podem se depositar embaixo delas.
– Esfolie as mãos a cada 15 dias para remover as células mortas.
– Evite produtos químicos que podem causar irritações e alergias e podem surgir vermelhidão, coceira, descamações e rachaduras nas mãos.
– Para tirar o esmalte, prefira sempre removedores mais suaves, livres de acetona. A substância resseca e enfraquece as cutículas. Os removedores em forma de lencinho costumam ser adequados. Ao retirar o esmalte com removedor, lave as mãos.
– Utilize álcool gel apenas quando necessário. O uso ininterrupto pode gerar ressecamento, coceira e vermelhidão.

Esfoliação das Mãos

Pele ressecada é pele morta, sem vida. São as células mortas que ficam na superfície e devem ser removidas, mas sem agredir a pele. Esfoliantes também são ótimos para estimular a produção de colágeno e deixar a pele acetinada. O uso do esfoliante vai depender do poder de abrasão que possui. Ele deve ser utilizado uma vez por semana, e deve ter um poder abrasivo médio com partículas pequenas.

É preciso usar filtro solar nas mãos?

A mãos é um dos locais do corpo onde surgem as manchas com mais facilidade, isso devido à exposição solar. Proteger o dorso das mãos é um hábito que deve ser incorporado à rotina: os raios solares têm ação cumulativa e são os principais responsáveis pela flacidez e pelas manchas futuras. Escolha um produto com FPS, e prefira uma formulação sequinha e à prova d’água, que não irá escorrer nem incomodá-la. Reaplique o protetor pelo menos duas vezes ao longo do dia.

Creme para as Mãos

Devemos usar hidratantes indicados para as mãos, pois são mais específicos e têm melhor resultado. Opte por produtos que contenham ativos rejuvenescedores, como DMAE e vitamina C, que são antioxidantes e fortalecem as fibras de colágeno na pele.

FONTE: belezaesaude.com