312Visitas |  Like

Saiba quais os fatores que mais deixam os cabelos danificados

Fios belos e com brilho são desejos comuns de todas as mulheres. Mas manter as madeixas saudáveis exige cuidados diários que envolvem muito mais do que fazer hidratações periódicas. Isso porque há diversos fatores que colaboram para deixar os cabelos danificados.

Segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal, os danos causados por algumas ações conectam-se ao envelhecimento intrínseco ou natural dos fios e contribuem para que o cabelo fique quebradiço, com diâmetro do fio menor, menos denso e espesso. “Além disso, acaba ficando sem brilho, mais fraco, áspero e desidratado”, alerta.

4 fatores que deixam os cabelos danificados

O cabelo está submetido a diversas condições diárias que colaboram com o desgaste dos fios. Os danos são divididos em: químicos, térmicos, mecânicos e solares. Entenda o que é cada um desses fatores:

Danos químicos

Quando alguém pinta o cabelo, há uma perda proteica causada pela oxidação de aminoácidos no fio. “Essa diminuição dos níveis de queratina leva a uma redução da força capilar, além da remoção de pigmentos naturais”, explica a dermatologista. “Nos processos de coloração ocorre a abertura das escamas da fibra capilar pela ação de amônia e monoetanolamina”, explica. O processo de tintura resulta na perda de água e compromete a resistência, maciez e brilho dos fios.

Já processo de descoloração é o mais agressivo, já que o tempo e a concentração em volume da água oxigenada determinam o nível de agressão dos fios.

Dano Mecânico

Sabia que até o ato de passar a escova nos cabelos, quando não são usados produtos ideais, pode comprometer os fios? De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, os pentes de borracha alteram o ponto isoelétrico do cabelo. “Isso leva a um desgaste da cutícula (parte externa do fio) e consequente exposição do córtex (parte intermediária do fio)”, comenta.

Dano térmico

A dermatologista explica que a chapinha e o secador podem ser usados todos os dias. Mas para isso, é necessário utilizar um produto termoativo antes de submeter os fios ao aquecimento. “A exposição da fibra capilar a altas temperaturas leva ao comprometimento da estrutura. Isso pode corromper a harmonia da estrutura, além de perda de água. O segredo está em usar desfrisantes com proteção térmica e protetores especiais para escovação”, recomenda.

Dano solar

Ao ficar muito tempo em exposição ao sol, os fios passam por um processo oxidativo devido a ação dos raios UV. “A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas. Além disso, provoca a oxidação da melanina através de radicais livres e o comprometimento da queratina. Os danos vão desde a descoloração do cabelo até a redução da força dos fios e perda de brilho” explica.

Evitar esses fatores e cuidar da manutenção diária dos fios são ações fundamentais para conquistar os cabelos dignos de propaganda de shampoo.

FONTE: doutissima.com.br