403Visitas |  Like

Cabelos danificados: saiba como tratá-los

Confira as dicas que tornam os cabelos mais saudáveis

Cabelo danificado é péssimo para nossa auto-estima, saiba como deixá-lo bonito novamente.

Tratamentos capilares que danificam os cabelos

Imagine a seguinte situação: uma mulher, após ter se submetido a uma coloração, que possua fios quebradiços. Este é um caso que ocorre com muita frequência, especialmente pela falta de informação sobre os cuidados existentes no mercado que preservam a saúde dos fios. Segundo a hair stylist Lilian de Souza, muitas mulheres usam tratamentos químicos em seus cabelos como tinturas, água oxigenada, descolorantes, alisantes, permanentes, entre outros. Esses tratamentos raramente danificam os cabelos se forem usados de forma correta. No entanto, se usados com muita frequência ou deixados por tempo prolongado, podem comprometer a estrutura dos fios, tornando-os fracos e quebradiços. Nesses casos, é preciso repor todas as substâncias perdidas durante o processo de coloração ou até mesmo após os fios terem sido submetidos a outros processos químicos, como alisamento. E quando se fala de tratamentos não há classificação: loiras, morenas, ruivas ou afros podem necessitar e muito de tratamentos. Tudo depende do estado em que o cabelo se encontra.

Como recuperar os fios danificados

Atualmente, há no mercado uma infinidade de tratamentos que vão da reposição de queratina a hidratações, restaurações, selagens de fios, etc. Para as clientes, é a garantia de cabelos sempre saudáveis, resistentes e brilhantes. Quem cuida dos cabelos também usa produtos à base de manteiga de karité, encontrada na África, empregada nas fórmulas de xampus, condicionadores, leave-in, máscaras de tratamento, entre outros produtos ideais para manter os cabelos em dia. Quando introduzida na formulação de um produto, a manteiga de karité, diluída com outros ativos, tem um poder imenso na hidratação e reparação dos fios. Outras manteigas igualmente ideais para restaurar e hidratar os fios, quando integradas às formulações de produtos cosméticos, são as de abacate, cereais, amêndoas, cacau e cupuaçu.

Dicas: os produtos à base de manteigas possuem textura bem pastosa, como se fosse um creme hidratante duro. Normalmente elas são embaladas em potes, para que o consumidor passe um pouco do produto nos fios, sempre tirando o excesso nas mãos antes de aplicá-los. Antes de dormir, passe um produto com uma dessas formulações. No dia seguinte é só lavar os fios com um xampu purificante, para retirar o excesso do produto. Nunca passe a manteiga de duas a três vezes por semana. Como sempre sobra um pouco de produto nos fios, mesmo lavando-os depois, o efeito é cumulativo e a manteiga vai permanecendo e penetrando nos fios, hidratando-os dia após dia.

FONTE: bolsademulher.com