1316Visitas |  Like

Cabelo misto: dicas para cuidar das pontas secas e da raiz oleosa

Quem sofre com cabelo misto sabe como é difícil manter a ponta seca e a raiz oleosa em harmonia. Além de deixar o cabelo com uma aparência de sujo, o excesso de oleosidade pode causar problemas como irritabilidade e escamação do couro cabeludo, piorando ainda mais seu aspecto. Já as pontas ressecadas deixam os fios sem vida e podem sinalizar falta de hidratação. Para cuidar desse tipo de problema, o cabeleireiro Marcos Coraza, de São Paulo, revelou algumas dicas práticas.

Como cuidar e tratar do cabelo misto? O primeiro passo é saber quais as causas do problema e evitá-las. A oleosidade da raiz pode ser decorrente de banhos muito quentes, uso de shampoo inadequado ou problemas hormonais. Já as pontas secas são causadas, geralmente, pela falta de corte ou de cuidados, como hidratação.

No dia-a-dia, é importante utilizar produtos específicos para esse cabelo, cuidando dos problemas separadamente. “Para as raízes oleosas, use um shampoo leve, dando preferência aos mais transparentes. Para o ressecamento, utilize uma máscara capilar nas pontas”, explica Marcos Coraza.

A dica do profissional é aparar sempre os fios e hidratá-los do meio até as pontas, sem deixar o creme ir para a raiz. “Se já tentou de tudo e não conseguiu acabar com o excesso de oleosidade, faça um pouco de luzes. O ressecamento provocado pela química das luzes vai absorver a oleosidade excessiva”.

Segredinhos para quem tem cabelo misto – Escove os fios algumas vezes ao dia. Isso vai trazer a oleosidade excessiva da raiz para as pontas, hidratando-as naturalmente.

Um jato de água fria como último enxágue ajuda a fechar os poros do couro cabeludo.

Não lave demais os cabelos, pois a raiz vai ficar cada vez mais oleosa ao tentar recuperar a hidratação perdida com as lavadas.

FONTE: altoastral.com.br