377Visitas |  Like

Fibras: elas são indispensáveis no processo de emagrecimento

Aderir a dietas radicais não é a maneira mais eficaz de emagrecer. Para conseguir perder os quilos de vez e evitar o efeito sanfona, é necessário investir em alimentação saudável. Além de receber uma quantidade muito maior de nutrientes, quando você opta por alimentos integrais, vegetais, legumes e frutas, você, automaticamente, aumenta a ingestão de fibras no organismo. E acredite: elas são poderosas no combate às gordurinhas!

Satisfeita
A ingestão regular de fibras pode ajudar a diminuir a quantidade de comida ingerida nas refeições, já que proporciona sensação de saciedade. Isso porque as solúveis têm a capacidade de formar um gel que permanece por mais tempo no estômago, dando a impressão de que está “cheio” antes da hora e fazendo com que a fome demore para voltar. “O consumo diário de fibras retarda o esvaziamento gástrico, aumenta a saciedade e a velocidade do trânsito intestinal”, complementa a nutricionista Elaine Pádua. Já as insolúveis aumentam o bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino.

Beba água!
Para que as fibras cumpram sua função no organismo, é indispensável consumir água na quantidade ideal – no mínimo 2 litros por dia. Se o consumo de água não for o suficiente, pode ocorrer o efeito inverso: as funções intestinais ficam prejudicadas e ocorre a prisão de ventre.

Quando comer fibras?
As fibras podem ser adicionadas ao cardápio em todas as refeições: no café da manhã, por exemplo, ela está presente em pães integrais, frutas, aveia. Já nas refeições principais, como almoço e jantar, o feijão, arroz integral, vegetais e legumes são fontes da substância. Nos lanches da manhã e da tarde, além das frutas, existe um outro aliado poderoso e rico em fibras: os shakes! Além de fornecer boa quantidade de fibras ao corpo, eles são capazes de te manter saciada até a próxima refeição. Outra opção é consumi-los na hora do jantar. Assim, você evita a sensação de estufamento antes de dormir. Que tal tentar?

FONTE: altoastral.com.br