Os pais que estão preocupados com as notas baixas das crianças podem encontrar nos alimentos que estimulam a inteligência uma uma ótima opção. Alguns tipos de minerais e vitaminas contribuem para a melhora da concentração e compreensão do que está sendo estudado em aula e revisado em casa.
Afinal, não é novidade para ninguém. Uma boa alimentação é capaz de transformar o humor, corpo e saúde de qualquer pessoa. Algumas proteínas, carboidratos, frutas e verduras podem potencializar os estudos e garantir mais facilidade de assimilar novos conhecimentos.
Veja 7 alimentos que estimulam a inteligência
Confira quais são os alimentos que estimulam a inteligência. Se possível, entre em contato com uma nutricionista para o desenvolvimento de um cardápio adequado para a criança. A saúde do pequeno agradece.
Amêndoas
Essas oleaginosas contém L-carnitina e riboflavina, duas substâncias que podem contribuir para o bom funcionamento do cérebro. Vale saborear uma ou duas após o café da manhã ou durante a tarde.
Castanhas-de-caju
Ricas em gorduras naturais e benéficas para o coração, elas contribuem para a diminuição dos efeitos da ansiedade. O resultado é criança mais tranquila e calma para estudar os conteúdos propostos em aula.
Peixes
Contém ômega 3, ácido graxo responsável pelo estímulo da memória. Opte pelas versões saudáveis – o salmão pode ser preparado no forno com uma leve camada de chips de amêndoas. Dica especial para potencializar o trabalho do cérebro.
Suco de laranja
Contém vitamina C, substância que mantém o corpo munido contra doenças infecciosas. Você ainda pode escolher entre o consumo de suco de limão, acerola, abacaxi e tomate. Todos levam altas doses dos dos compostos orgânicos.
Azeite de oliva
Uma pequena quantidade adicionada às saladas é capaz de contribuir para o bom funcionamento do cérebro. Essa gordura é fonte de substâncias antioxidantes que trabalham contra a degeneração do organismo.
Suco de uva integral
Nada de comprar as versões mistas e que levam altas doses de açúcares. A bebida natural contém polifenóis, substâncias que melhoram a comunicação entre os neurônios existentes no cérebro.
Maçã
É fonte de fibras essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo. A criança que apresenta prisão de ventre pode se sentir desmotivada e irritada. A fruta ainda contém quercetina, antioxidante que preserva os neurônios.
Detalhes que fazem a diferença
Os alimentos que estimulam a inteligência podem trazer bons resultados, mas não são os principais influenciadores. A criança que está em fase escolar deve ser incentivada pelos pais, irmãos e amigos. Mesmo que seja por alguns minutos, a retomada do que foi estudado em sala de aula é essencial. O conteúdo é compreendido dessa maneira.
A criança deve ter celular, notebook e jogos portáteis guardados durante o momento do estudo. Todos os eletrônicos são responsáveis pela dificuldade de concentração. Apesar disso, vale ficar de olho. O pequeno que se dispersa com facilidade pode apresentar o TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
Esse transtorno é tratado com consultas com especialistas e uso de alguns medicamentos. Os sintomas costumam sumir ao longo do tempo e, se não amenizados, podem dificultar a compreensão de tudo o que vem sendo estudado.
FONTE: doutissima.com.br