278Visitas |  Like

Bebida milagrosa: confira 3 benefícios do chá verde

As propriedades do chá verde são muito estudadas pela ciência e alguns dos benefícios da erva já foram confirmados em testes e pesquisas. Para quem busca perder alguns quilinhos e e reduzir medidas, por exemplo, a bebida de gosto amargo é uma boa alternativa e pode ser incluída na dieta.

Mas as vantagens que esse poderoso chá traz ao organismo não param por aí. Veja como ele ajuda na perda de peso e confira outras funções que ele ajuda a desempenhar no nosso corpo.

Benefícios do chá verde

Emagrecimento

O chá verde, comprovadamente, atua em três frentes para quem quer perder peso. Na primeira, a epigalocatequina galato (EGCG), substância presente na erva, incentiva a quebra das gorduras, fazendo com que elas sejam bem usados pelo organismo.

Essa mesma substância também interage com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade. Por fim, a bebida também possui efeito termogênico, que faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente.

Ajuda a melhorar o humor

Um aminoácido presente exclusivamente no chá verde, chamado L-teanina, quando liberado no organismo humano vai para o cérebro e aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar.

Fonte também de vitamina C, mesmo que em baixas quantidades, a planta atua no hormônio cortisol, que é produzido no corpo em situações de estresse. Para potencializar essa ação, é válido consumir o chá em conjunto com frutas cítricas.

Regula a digestão

Diferente de outras bebidas digestivas, que aumentam o suco gástrico, o chá verde estimula a flora intestinal. Essas bactérias são responsáveis por ajudar na digestão de alguns nutrientes, especialmente vitaminas.

Além desses benefícios, estudos indicam que a planta também atua no combate ao colesterol, reduzindo o LDL, e também no tratamento e prevenção de algumas doenças, por lutar contra os radicais livres, e na proteção da cognição, impedindo o aparecimento de algumas demências.

FONTE: doutissima.com.br