540Visitas |  Like

Setembro Amarelo previne casos de suicídio

Todos os dias, 32 pessoas se suicidam somente no Brasil, o que equivale a uma a cada 45 minutos, tornando o País o oitavo com mais suicídios no planeta. O problema se torna maior por conta do silêncio da sociedade em torno do tema. Com foco na conscientização, foi criada a campanha Setembro Amarelo, que alerta a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e suas formas de prevenção.

Os idosos apresentam as maiores taxas, com oito suicídios para cada 100 mil habitantes, de acordo com dados do Mapa da Violência. A causa mais comum, com aproximadamente 70% dos suicídios nessa fase, é a depressão. Psicoses e abusos de drogas também estão entre os motivos mais frequentes.

“Entretanto, é entre os jovens que as taxas apresentaram o maior crescimento, de 2002 a 2012, o que preocupa bastante. Ninguém é culpado por um suicídio. Ele não é previsível, mas pode ser prevenido. O suicídio tem sido tabu por um longo tempo e as taxas continuam crescendo. Por isso, precisamos derrubar esse tabu. Esta inclusive é a orientação dos especialistas e da própria Organização Mundial de Saúde (OMS)”, destaca Bia Pereira, da nova/sb – que fez uma pesquisa sobre o assunto nas redes sociais.

Ainda segundo o Mapa da Violência, entre 2002 e 2012, o total de suicídios passou de 7.726 para 10.321, um crescimento de 33,6%.O índice fica acima do de outras formas de mortes violentas no mesmo período, como homicídios (2,1%) e acidentes de trânsito (24,5%).

FONTE: guiadafarmacia.com.br