495Visitas |  Like

Saiba quais são os benefícios do amendoim para a saúde

Que o amendoim é um dos petiscos mais populares no país não é novidade. Mas você sabe quais são os benefícios do amendoim para a saúde? Para começar, ele é um aliado para quem busca emagrecer, já que possui fibras que estimulam a saciedade, já que demoram mais tempo para serem digeridas.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Viçosa revelou que o consumo do alimento pela manhã modera a concentração dos níveis de glicose no sangue, reforça a secreção do hormônio da saciedade e diminui o desejo de comer entre as pessoas observadas no estudo.

Além desses benefícios, o amendoim é também um protetor do coração, uma vez que contém nutrientes fundamentais para diminuir o colesterol LDL, a faceta ruim da molécula, e manter as artérias sempre saudáveis, afastando o risco de doenças cardiovasculares.

Benefícios do amendoim para a saúde

O amendoim é rico em fitoesteróis, que são substâncias que competem com o LDL (colesterol ruim) na hora em que ele gruda em células específicas para ser assimilado. Os fitoesteróis enganam o organismo, tomando o lugar do mau colesterol e favorecendo sua eliminação.

O alimento ainda é fonte de resveratrol, corante natural e poderoso antioxidante, que age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto.

Um trunfo pouco estudado desse primo do feijão é a presença da arginina, um aminoácido que, dentro do corpo, se transforma em óxido nítrico. Ele relaxa as artérias, o que aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial.

E, como toda oleaginosa, o amendoim é fonte de ácidos graxos monoinsaturados, as gorduras do bem – incluindo o ômega-3. Ele ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio e vitamina E. Por falar nesses dois últimos nutrientes, trata-se de uma dupla essencial para deixar o cérebro funcionando em perfeitas condições. Já o potássio é célebre por evitar cãibras e fortalecer os ossos. Tudo isso é, sem dúvida, um prato cheio para a sua saúde.

FONTE: doutissima.com.br