961Visitas |  Like

Esfregar os olhos faz mal? É verdade que pode descolar a retina? Veja cuidados

Desde criança você ouviu de sua mãe que deveria parar de coçar os olhos e, hoje, repete o conselho para seu filho sem saber exatamente se o hábito faz mal para a saúde e, ainda, se é verdade que pode ocorrer um descolamento da retina.

Coçar os olhos realmente pode trazer prejuízos e, esfregar a região, pode causar até mesmo uma deformação da córnea, desencadeando problemas como astigmatismo e deixar a parte frontal dos com formato cônico.

Coçar os olhos descola a retina

olhos-mulher-cansada_2

Levar as mãos aos olhos não é indicado por diversos motivos. Primeiro, porque nossos dedos normalmente estão em contato com bactérias de objetos do dia a dia e, esfregando a região, transportamos sujeira e poeira para dentro dos olhos, podendo causar irritações e infecções.

E é verdade que esfregar os olhos pode provocar o descolamento de retina, assim como alterações na córnea e hemorragias. Vale lembrar ainda que, assim como qualquer coceira, esfregar a área só faz com que o incômodo aumente.

Cuidados com os olhos

mulher_pingando_colirio

Um dos principais motivos causadores de coceira nos olhos é a poeira dos ambientes. Portanto, procure sempre manter os quartos limpos, usar produtos que combatem o mofo e trocar com frequência roupas de cama e fronhas.

Se a coceira for muito incômoda, em vez de coçar, faça compressas com água fria ou uma higienização da área com soro fisiológico ou colírios lubrificantes e antialérgicos, indicados por um profissional da saúde.

FONTE: bolsademulher.com