430Visitas |  1

DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PARA O COMBATE AO AEDES AEGYPTI

O governo federal promove neste sábado (13) o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya.  Três milhões de famílias deverão ser visitadas em suas casas, em 350 municípios.

As Forças Armadas deslocaram cerca de 220 mil militares para a ação. Eles vão acompanhar os agentes de saúde no trabalho de conscientização, casa a casa. Foram usados dois critérios para definir as cidades que serão visitadas na campanha; municípios com a presença de unidades militares e os com maior incidência do mosquito Aedes aegypit, conforme dados do Ministério da Saúde.

Abaixo listamos os sintomas do Zika Vírus, muito parecidos com os sintomas da Dengue, e que vem assustando a população devido aos crescentes casos de microcefalia em bebês nascidos de mães contaminadas. Esses sintomas costumam aparecer de 3 a 12 dias após a picada do mosquito:

– Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)

– Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço

– Dor muscular (mialgia)

– Dor de cabeça e atrás dos olhos

– Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.

Sintomas mais raros de infecção pelo Zika vírus incluem:

–  Dor abdominal

– Diarreia

– Constipação

– Fotofobia e conjuntivite

– Pequenas úlceras na mucosa oral.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

 

FONTE: EBC Agência Brasil

Minhavida.com.br