399Visitas |  Like

Pele masculina também precisa de cuidados no inverno

Inverno é a estação com maior impacto na pele masculina.

As mulheres costumam se preocupar muito mais com a pele do que os homens. Para combater efeitos do clima, como excesso de oleosidade e ressecamento, elas usam diversos cremes, óleos e tomam cuidados diários. Mas e a pele masculina? Ela não sofre com alterações como a chegada do inverno, por exemplo? Vamos descobrir agora.

Pele masculina no inverno

O inverno é a estação com maior impacto na pele, especialmente a do rosto. Banhos quentes e menor ingestão de água agravam o ressecamento já causado pelas temperaturas baixas. Esses danos têm impacto imediato na aparência da pele e também prejudicam a longo prazo, podendo causar problemas como seborreia (pode ser no couro cabeludo ou na face), dermatite atópica e psoríase (lesões cutâneas).

E isso tudo não deve ser preocupação apenas das mulheres. A pele masculina também sofre os mesmos efeitos, mesmo que muitos homens não se importem. Ademais, o hábito de fazer a barba acarreta um impacto extra na pele do rosto. O problema é que para muitos, cuidados com a pele são “coisa de mulher”, como e fossem ser menos masculinos por usar hidratantes ou limpar a pele com produtos adequados. Mas, se isso ajuda, pense numa jaqueta de couro, daquelas bem masculinas. Ou num carro esportivo. Eles também precisam de cuidados, não? Então, chega de preconceito e vamos dar o cuidado que o maior órgão do nosso corpo merece.

Cuidados com a pele masculina

Indivíduos do sexo masculino também têm peles de diferentes tipos: seca, oleosa e mista. Para cada tipo, existe um tratamento, e não é nada complexo – são apenas hábitos diários que evitam procedimentos clínicos e retardam o envelhecimento. Homens também não querem rugas, não é mesmo?

Peles muito secas, em geral no rosto e mãos, pedem uso frequente de hidratantes. Existem tipos sem perfume, que podem ajudar na adaptação ao uso. Especialmente, use sempre loção hidratante após fazer a barba, evitando os produtos que contêm álcool – eles ressecam a pele masculina.

Peles excessivamente oleosas não são nada atraentes. Se é seu caso, não use sabonetes muito fortes – não são eles que vão resolver o problema. Na verdade, podem causar mais danos ainda. Prefira o de glicerina. Esfolie e pele de vez em quando. Isso libera os poros entupidos que mantêm a oleosidade. Pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada, então use hidratante também.

Não importa o tipo de pele: é muito importante mantê-la sempre protegida dos raios solares. Com tempo ensolarado ou nublado, o uso do filtro solar deve ser frequente. Cuidados com a pele vêm de dentro para fora também. É necessário beber bastante água sempre e ingerir nutrientes que agem na saúde da pele, como antioxidantes (tomate, uva), a vitamina C (morango, frutas cítricas, cereja) e a vitamina E (castanhas, amêndoas, nozes).

Se você não está satisfeito com sua pele, considere também uma visita ao dermatologista. O médico poderá analisar seu caso com cuidado e assim dar informações e dicas mais especificas para você.

FONTE: vivomaissaudavel.com.br