548Visitas |  Like

DICAS DE COMO CUIDAR DA PELE OLEOSA E CONTROLAR O EXCESSO DE BRILHO E OLEOSIDADE

Muitas pessoas que têm a pele oleosa se incomodam com o aspecto brilhoso que ela pode apresentar durante o dia, principalmente quando o clima está quente. Além dos cuidados básicos, é preciso saber as necessidades de cada tipo de pele para tratar o problema e saber quais os produtos ideais para o uso. O DermaClub conversou com a Dra. Márcia Linhares, do Rio de Janeiro, que explicou quais são as características desse tipo de cútis, os melhores tratamentos e ainda concedeu algumas dicas de como disfarçar e controlar o brilho do rosto no dia a dia. Confira a entrevista!

Entenda quais são as principais características da pele oleosa

Para a dermatologista, a pele oleosa requer cuidados especiais. “A oleosidade não é sinônimo de hidratação, o corpo deve ser hidratado diariamente com produtos específicos. Se o caso é o uso de sabonetes muito secativos e produtos contendo álcool, o efeito pode ser o contrário do esperado – produzindo sebo para suprir o que foi bloqueado pelo dermocosmético. Além disso, existe a facilidade de formação de cravos e espinhas”, explicou a médica, afirmando que uma das vantagens da cútis oleosa é que, aparentemente, desenvolve rugas mais tardiamente.

Confira algumas dicas de como cuidar diariamente da pele oleosa

– Lave o rosto pela manhã com sabonetes antisseborreicos, que contenham ácidos – como ácido salicílico e alfa-hidroxiácidos. Pode ser usado até duas vezes por semana um sabonete esfoliante leve;

– Uma boa opção é o uso do primer específico para a pele oleosa, que ajuda a contrair os poros;

– Aplique diariamente filtro solar – FPS30 ou mais -, e reaplique a cada três horas. O filtro deve ser o último produto a ser usado antes da maquiagem;

– A noite, lave novamente o rosto e aplique um produto de tratamento específico – a pele oleosa pode ou não ser acompanhada de problemas como acne e manchas, e o produto noturno será indicado conforme a queixa do paciente;

– Lembre que outros produtos como demaquilantes, hidratantes e maquiagem devem sempre ser escolhidos de acordo com o tipo de pele para que não ocorra, por exemplo, o entupimento dos poros, e evitar que cravos e espinhas se formem.

Descubra alguns produtos que auxiliam no controle do brilho da pele

Segundo Dra. Márcia, seruns e primers além de diminuir a secreção de sebo, possuem, em sua maioria, ativos que conferem aspecto uniforme e antibrilho. “Para a maquiagem, a melhor opção é optar por produtos livres de óleo, como pó facial solto. Opte por um pó leve e translúcido, ou lencinhos secos que absorvem a oleosidade”, pontuou.

Saiba quais os tratamentos dermatológicos ideais para controlar a oleosidade

De acordo com a médica, o uso dos produtos exatos na rotina diária é fundamental. “O tratamento pode ser complementado com peelings seriados – ácido salicílico, retinóico ou glicérico -, lasers e limpeza de pele mensal”, afirmou.

Antes de escolher seus dermocosméticos, não esqueça de consultar seu médico dermatologista para uma avaliação do seu tipo de pele!

FONTE: dermaclub.com.br