576Visitas |  Like

Bronzeado: como fazer a cor durar sem prejudicar a pele

Sol, verão, férias! Quem não ama essas três palavrinhas, não é mesmo? E todo mundo que pretende aproveitar esse tempo livre na praia ou na beira da piscina só pensa em uma coisa: bronzeado perfeito. Mas também já é unanimidade – dessa vez, entre os dermatologistas – os riscos que o excesso de exposição ao sol pode trazer para a pele. Por isso, fique atenta às dicas da especialista Miriam Sabino para curtir a temporada de calor, prevenir o aparecimento de manchas e ainda evitar doenças de pele.

Bronzeado perfeito

Horários de risco

Não há uma forma de ter um bronzeado seguro no período em que o sol está mais forte (entre 11h da manhã e 17h, no horário de verão), por isso, é importante evitar sempre que possível a exposição nesse intervalo de tempo. Contudo, mesmo nos horários adequados, a utilização de protetor solar com, no mínimo, FPS 30 é indispensável, assim como o uso de chapéus, óculos de sol e outros itens que ajudem a criar uma barreira física contra o sol intenso.

Queime aos poucos

Mesmo com todos esses cuidados, é comum a pele acabar sofrendo demais logo no primeiro dia de praia. Para evitar que isso aconteça, a dermatologista indica que a pessoa comece a se expor gradativamente ao sol — durante 20 a 30 minutos — pelo menos 20 dias antes de viajar. “Assim, a pessoa irá conseguir estimular os, melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de melanina, que nos dão, além do efeito bronzeado, uma proteção natural à pele”, explica Miriam.

Não invente!

Receitas caseiras para o bronzeado perfeito nós encontramos aos montes, mas o resultado delas pode trazer riscos à sua saúde. De acordo com a profissional, elas são as maiores responsáveis por graves queimaduras, que podem resultar na formação de bolhas, cicatrizes e manchas na pele.

O que pode?

Utilizar cápsulas à base de betacaroteno e vitaminas E e C é indicado, pois elas estimulam o bronzeamento. Além de garantir uma cor mais bonita, essas substâncias ainda diminuem o efeito nocivo dos radicais livres na pele.

Hidratar, hidratar e hidratar

Cremes que deixam a pele macia são grandes aliados do bronzeado. Eles evitam o ressecamento e ainda ajudam a manter a cor. É preciso apenas ficar atenta aos produtos que são indicados para o seu tipo de pele. “Para fazer a cor durar mais, tome bastante líquido e não se esqueça de que, para se ter um bronzeado, é necessário manter um cuidado com a pele no sentido de evitar os danos do sol ao DNA, utilizando sempre o protetor solar”, complementa a dermatologista.

FONTE: altoastral.com.br