488Visitas |  Like

Água Termal para Tratar a Pele

A água termal é um produto que nutre, hidrata e acalma a pele. Para ser considerada termal, a água deve ser pura, subterrânea e enriquecida pelos minerais contidos nas rochas, emergindo na superfície sob a forma de fontes. Os minerais variam de acordo com a localidade. Solos ricos em selênio e magnésio, por exemplo, resultarão num líquido com maior concentração desses nutrientes.

A maior parte tem magnésio, cálcio, ferro e zinco, mas algumas têm diferenciais. As ricas em selênio têm ação antioxidante, por exemplo. Se houver bicarbonato, a água amaciará a pele. Existem algumas águas com ação contra a oleosidade e antisséptica também.

Benefícios da Água Termal

Acalma a pele: Ajuda a melhorar a vermelhidão e acalma peles irritadas. A água termal apresenta uma rica composição em minerais e nutrientes antioxidantes, importantes para proteção da pele (equilibra o pH e diminui o processo inflamatório). Ela também protege nossa pele contra a agressão do sol e poluição.

Ação cicatrizante: A vermelhidão causada por cicatrizes e problemas de pele também podem ser amenizadas pela água termal, já que ela ajuda na cicatrização da pele. Para essa ação cicatrizante é importante conter enxofre e zinco, pois esses dois minerais participam do processo de reparo tecidual. Alguns chegam inclusive a indicar esse produto para problemas como rosácea, psoríase e eczema.

Equilibra a pele: Ajuda a controlar a oleosidade e protege a pele seca das agressões externas. A água termal pode inclusive servir como hidratante para pessoas que tenham pele oleosa e não conseguem se beneficiar tanto com cremes e outros tipos de loções. Afinal, seus nutrientes também ajudam a fazer com que ela hidrate bem mais do que a água mineral. Isso ajuda a dar um aspecto melhor à pele, impedindo que ela fique enrugada e sem brilho.

Repõe minerais perdidos: Com o suor, perdemos vários minerais. Além do uso de isotônicos para recarregar o corpo, a água termal ajuda a revitalizar a cútis ao repor esses minerais, pois ela contém magnésio, cálcio, ferro e zinco.

Como usar a água termal?

– A água termal pode ser usada pela manhã logo após lavar o rosto. Borrife na pele, espere secar e em seguida passe o hidratante, proteção solar e maquiagem. Ou então você pode usar depois da maquiagem (durante o dia). Nesse caso, borrife de longe para evitar que a maquiagem escorra.

– No calor, coloque a água termal na geladeira e vaporize algumas vezes ao longo do dia.
– Borrife a água termal após a depilação. Assim, evita-se a irritação na pele.

– A água termal (dependendo do caso) pode ser usada no lugar do tônico facial após tratamentos faciais com ácidos e peelings.

– Não há restrição de uso da água termal. Grávidas e crianças podem vaporizar o líquido no rosto e no corpo sem problemas. A água termal pode ser aplicada também em bebês sobre a região afetada pela assadura, após o banho ou a troca de fraldas.

FONTE: belezaesaude.com