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Acorde com uma pele impecável com 6 cuidados antes de dormir

Dermatologista dá dicas para evitar rosto inchado e com cara de amassado

por Manuela Pagan

Um dia é composto por, aproximadamente, 12 horas de luminosidade e 12 horas de escuridão. Quando exposta à luz, o que sua pele realmente precisa é de muita proteção, já a noite é o momento perfeito para reverter os possíveis danos. A dermatologista Aline Vieira, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que, durante o sono, dá para usar produtos mais fortes e em concentrações maiores, já que não haverá exposição solar ou outros fatores danosos, como poluição, vento e frio.

Outro ponto positivo é que este é o período natural de recuperação da pele, marcado pelo aumento da circulação e da oxigenação das células. Por isso, o benefício de cada cuidado noturno é intensificado. A seguir, a especialista dá dicas de como cuidar da pele durante a noite e acordar radiante.

  1. Durma com o travesseiro mais alto: dormir com o travesseiro mais alto faz com que a gravidade aja nos vasos linfáticos e facilite o transporte da linfa acumulada no rosto para os gânglios que ficam na altura do pescoço, onde o líquido será filtrado. O resultado: adeus ao rosto inchado logo pela manhã. Mas é fundamental  que o travesseiro seja confortável e não cause dores ou torcicolos.
  1. Beba muita água e maneire no sal antes de dormir: outra arma para combater o inchaço é ajustar a alimentação, principalmente no período da noite. O excesso de sal é uma das principais causas de retenção de água, por isso o consumo diário não deve ultrapassar as seis gramas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. Outro ponto importante é o consumo de água, que ajuda a diluir e eliminar o excesso de sal, sob a forma de sódio, do corpo. A quantidade recomendada por dia gira em torno dos dois litros.
  1. Faça compressa gelada nos olhos: a temperatura mais fria causa vasoconstrição nos vasinhos que passam sob a pele do rosto, ou seja, eles ficam menores e o acúmulo de sangue no rosto diminui. Esse processo ajuda a eliminar as temidas olheiras, que cismam em aparecer após uma noite mal dormida. Um opção confortável é a máscara de gel térmico, que se  mantém gelado durante toda a noite, sem incomodar o sono.
  1. Hidrate bem: essa ainda é a melhor maneira de conseguir uma pele resistente e que acorde viçosa mesmo após uma noite inteira de sono. Também não se deve esquecer de tirar a maquiagem, lavar o rosto com sabonete próprio e aplicar uma loção  tônica antes de passar o hidratante. Aline Vieira recomenda também umas borrifadas de água termal, que ajudam a hidratar e acalmar a pele, antes de dormir.
  1. Descanse: uma boa noite de sono é fundamental para que o corpo se recupere de um dia cansativo. O mesmo vale para a pele. ‘Durante a noite é que acontece o maior reparo celular’ explica a dermatologista. Portanto durma bem, e o suficiente para que sua cútis também se regenere.
  1. Use cremes de ação noturna: Aline Vieira explica que o quê os produtos assim chamados têm em comum são os  princípios  ativos em concentração mais alta além de agentes, muitas vezes, não fotossensibilizantes, ou seja, não podem ser expostos ao sol no momento da utilização. Entre as substâncias mais usadas nesse caso estão os cremes a base de ácido retinoico, ácido glicólico e hidroquinona, que atuam  combatendo o envelhecimento, hidratando e clareando a pele.

 

 

Fonte: Bolsa de Mulher