1572Visitas |  Like

Medicamentos Manipulados: Perguntas e Respostas!

Quando falamos em medicamentos manipulados é normal surgir algumas dúvidas, por isso elaboramos algumas perguntas e respostas para você!

O que são medicamentos manipulados?

Os medicamentos manipulados são produzidos por um profissional habilitado e por uma farmácia de manipulação que atende todas as determinações legais. São feitos sob medida pra você, com a dosagem correta para a sua necessidade. O que garante maior eficácia no tratamento e a certeza de que você estará consumindo um produto exclusivo, sob medida pra você!

O medicamento manipulado é sempre mais barato do que o industrializado?

Não é uma regra, pode variar de acordo com as substâncias ativas envolvidas e suas quantidades. A associação nacional de farmacêuticos magistrais (ANFARMAG) explica que, entre os motivos para isso, está a quantidade preparada: se o usuário precisa de sete cápsulas, vai ter a exata quantidade, em vez de comprar uma caixa com 30 unidades.

Qual a diferença entre o medicamento manipulado e o industrializado?

A grande diferença está na forma de fabricação. O medicamento industrializado é produzido em larga escala, através de maquinários e fórmulas fechadas. Já o manipulado é feito sob medida, pois a fórmula do medicamento é fabricada pelo farmacêutico de acordo com a necessidade do paciente.

O medicamento manipulado faz efeito, assim como o industrializado?

São plenamente seguros e eficazes. A legislação que rege o setor é bastante rigorosa e garante a segurança na produção dos medicamentos manipulados. A embalagem dos produtos também deve seguir uma série de parâmetros obrigatórios, como a clareza e a precisão nas informações.

Todos os medicamentos industrializados podem ser manipulados?

Qualquer princípio ativo liberado pela ANVISA pode ser manipulado, desde que ele não esteja protegido pela lei de patente, nesse caso, o laboratório que desenvolveu a substância tem a exclusividade da fabricação por um determinado tempo.

Eu posso combinar substâncias diferentes?

O grande diferencial do medicamento manipulado é a possibilidade da associação. Dessa forma, é permitido agrupar vários princípios ativos em uma só fórmula, o que possibilita com um mesmo produto várias ações terapêuticas. O prescritor habilitado indica na receita uma combinação com as doses exatas que ele pretende prescrever ao paciente.

Os medicamentos manipulados são sempre iguais?

Outro ponto positivo é que a receita pode ser adaptada de acordo com o organismo de cada um. Se uma pessoa, por exemplo, possui algum tipo de alergia a algum componente do medicamento, poderá substituí-lo por outro similar e evitar o desconforto ao paciente. O formato também pode variar, o mesmo remédio pode ser feito em cápsulas, supositórios ou géis, entre outros, de acordo com a preferência do paciente. Os medicamentos manipulados são utilizados para os mais variados tratamentos desde os dermatológicos até psiquiátricos e cardíacos.

Meu medicamento industrializado está em falta, posso encontrá-lo na versão manipulada?

Mesmo quando a indústria interrompe a fabricação de medicamentos, é possível ter acesso a esses medicamentos manipulados, de forma segura e eficaz. Desde que a substancia esteja ainda disponível no mercado para manipulação.

Faço o uso de medicamentos especiais, posso procurar medicamentos manipulados?

A manipulação pode oferecer várias associações, o que torna possível devido à personalização das fórmulas, o que pode auxiliar pacientes como, por exemplo, doentes terminais, alérgicos e atletas.


Ficou com Dúvidas?

Converse com um de nossos atendentes no

Whatsapp 49 9 9102 1704

ou Clique Aqui e vá direto para o Whatsapp!