999Visitas |  Like

É possível aliviar o desconforto das pernas cansadas na gravidez

É COMUM SENTIR INCHAÇO E CANSAÇO NAS PERNAS, MAS DÁ PARA ALIVIAR

Nos últimos meses de gravidez, muitas mães sentem os pés inchados e mais cansaço nas pernas. Isso acontece, principalmente, por conta do aumento de peso e da retenção de líquidos, comuns na gestação, segundo Domingos Mantelli, pai de Giulia, ginecologista e obstetra.

Além disso, quanto mais o bebê cresce dentro do útero, mais as veias da região pélvica são pressionadas por ele. “Assim, a circulação de sangue nas pernas diminui causando edemas, (acúmulo anormal de líquido)”, explica o ginecologista.

Para amenizar esses desconfortos, o profissional indica fazer caminhadas e evitar comer alimentos ricos em sódio, como refrigerantes e salgadinhos, que aumentam a retenção de líquidos e o inchaço.

Outro cuidado que pode ajudar a minimizar o inchaço nos pés e pernas é drenagem linfática. A massagem, que estimula o sistema de fluxo de líquidos do organismo, auxilia na circulação, de acordo com o dermatologista Abdo Salomão Jr., pai de João e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Diminui a dor e até a sensação de cansaço. Uma vez que a perna fica mais leve, a mulher sente mais força e firmeza”, afirma o médico, que também é membro da Academia Americana de Dermatologia.

Além da drenagem linfática, cremes são bons aliados na sensação de cansaço. “Eles também aumentam a hidratação da pele e minimizam as chances de aparecimento de estrias”, lembra o dermatologista. É preciso se atentar até no descanso e antes de dormir. Nestes momentos, o melhor é deitar-se do lado esquerdo. Esse artifício descomprime a veia uterina e a artéria uterina fazendo o sangue circular com mais facilidade. Ficar com pés para cima ou apoiados quando estiver sentada também aliviam os desconfortos das pernas.

FONTE: paisefilhos.com.br