440Visitas |  Like

Creme dental infantil: entenda por que seu filho deve usar

O creme dental infantil já foi visto como vilão e hoje é considerado mocinho. O produto foi liberado pela Associação Americana e Brasileira de Pediatria e deve ser utilizado após o nascimento do primeiro dente da criança. Outra recomendação é a escolha de uma escova extremamente macia para a higienização.

Até pouco tempo atrás, a recomendação era optar por produtos livres de flúor. Os dentistas e pediatras acreditavam que essa substância seria capaz de causar a fluorose, aquelas manchas permanentes que aparecem nos dentes. Essa proibição, no entanto, não existe mais – desde que os pais apostem em cuidados diários.

Tudo sobre o creme dental infantil

A criança que está desenvolvendo a dentição deve ser levada ao odontopediatra. Ele será responsável pela análise da arcada dentária, possíveis machucados e aconselhamentos sobre cuidados especiais para a higienização dos dentes. Esse é o momento em que os produtos e materiais mais adequados serão indicados.

As recomendações feitas dependem do cardápio da criança e de suas características pessoais. A regra geral é que os pais optem por creme dental infantil com até 1450 ppm de flúor. O valor mínimo é de 1100 ppm. Os sabores podem ser escolhidos de acordo com as preferências do pequeno – não existem regras.

A quantidade de creme dental colocada na escova é do tamanho de um grão de arroz cru para crianças com menos de dois anos. O volume aumenta para aqueles que já ultrapassaram essa idade: um grão de ervilha é o suficiente. Os dentes devem ser higienizados três vezes ao dia – ao acordar e, preferencialmente, após o almoço e jantar.

Dentes saudáveis desde cedo

Os primeiros dentes surgem no segundo semestre de vida da criança e representam algumas mudanças na rotina. Segundo Renato Santos Coelho, pediatra da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da entidade, cuidados com a higienização e adoção de dieta saudável são ideais.

“A higiene deve ser feita com uma gaze enrolada no dedo, uma escova de dedo ou mesmo uma escova dental tradicional, dependendo da idade da criança” explica o médico. É normal ter dificuldade para realizar esses cuidados, mas tenha paciência.

A escovação deve ser incentivada desde cedo pelos pais. Mostre para a criança e diga que esse é um processo essencial para a saúde. Peça para ela colocar a pasta da escova e indique os movimentos adequados para a limpeza. “No início eles apenas brincam com a escova na boca”, lembra o pediatra.

Os movimentos mais adequados para a higienização dos dentes infantis são circulares e de frente para trás. Consulte o odontopediatra semestralmente e acompanhe a rotina de limpeza do seu pequeno. Diversas doenças bucais podem ser evitadas com hábitos saudáveis de higiene.

Fonte: doutissima.com.br