770Visitas |  Like

Celulares e tablets estão causando dor nas costas em crianças: como evitar danos sérios

Há muito pouco tempo, dores musculares e de coluna eram queixas comuns apenas entre pessoas com idade avançada. Atualmente, no entanto, o incômodo tem sido frequente até mesmo em crianças pequenas e a tecnologia e o abuso de aparelhos como celulares e tablets são um dos principais fatores de preocupação.

Se antes as pesadas mochilas dos pequenos eram sinônimo de desconforto, hoje são os itens leves que mais causam problemas. A posição de cabeça baixa e coluna levemente inclinada, típica quando prestam atenção aos aparelhos eletrônicos, comprometem o pescoço e toda a musculatura das costas.

O hábito de passar horas conectado somado a pouca prática de exercícios, já que hoje é cada vez mais raro ver, por exemplo, crianças brincando nas ruas, gera uma combinação extremamente prejudicial para a postura e a saúde dos pequenos no futuro, podendo causar alterações na curvatura da coluna, desgaste prematuro, artrose, entre outros.

criancas-tablet

Para evitar danos sérios, especialistas recomendam que, se não for possível abandonar os aparelhos eletrônicos, pelo menos faça uma mudança de posição a cada 30 minutos, mantendo sempre a postura correta.

A postura mais indicada é manter a coluna reta, com a região lombar apoiada sobre uma cadeira, com braços sobre uma mesa, mantendo o celular ou o tablet na altura dos olhos. Como tendões e músculos das mãos também podem sofrer com a digitação constante, vale alternar os cliques sempre entre polegar e os demais dedos, evitando a sobrecarga nas articulações.

FONTE: bolsademulher.com