599Visitas |  Like

Afinal, a gestação dura 9 meses ou 40 semanas? Entenda por que essa conta não fecha

Comumente ouve-se dizer que um bebê fica no útero por nove meses. Mas, basta engravidar ou ter afinidade com assuntos sobre maternidade para perceber que as contas são feitas em semanas e, geralmente, esse período é considerado “completo” quando chega na 40º. Com uma conta simples, percebemos que existe uma divergência nesse cálculo, já que 40 semanas equivalem a 10 meses.

Quem ajuda a entender o motivo dessas convenções e a divergência dos números é o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, idealizador do projeto Parto Sem Medo, de São Paulo, que explica como atualmente as contas são feitas no Brasil e por que essas diferenças podem causar confusões.

Quanto tempo dura uma gravidez?

barrigas-gravidas

De acordo com a Febrasgo, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a partir de análises de estudos internacionais, uma gestação a termo, ou seja, dentro do período “certo” (ou mais comum), é da 39ª até a 40ª semana e 6 dias.

No Brasil, a contagem do tempo de gravidez é feita com base na regra de NAEGELE, que convenciona somar 7 dias depois da data da última menstruação e subtrair três meses para descobrir o início da gestação. Por exemplo: se a data da última menstruação foi dia 9 de setembro, por convenção, a gravidez começa a ser contada a partir do dia 16 de junho. O resultado de 280 dias (40 semanas) é o tempo total até o parto.

Entretanto, o exame de ultrassom é o que determina com maior precisão essa data.

Uma gravidez dura 40 semanas ou 9 meses?

gestacao-9-meses-40-semanas

Mas, de acordo com o obstetra, o hábito de considerar nove meses se justifica desde que seja contado o último mês de gestação inteiro, e não apenas a entrada nele. Ou seja, 9 meses mais 4 semanas, que é quando o mês ficará “completo”.

Para deixar mais fácil, Alberto exemplifica: “Nove meses vezes 4 semanas dá 36 semanas. Esse valor é referente à chegada do 9º mês. Mas, se formos considerar o mês completo, somamos mais 4 semanas e chegaremos no total de 40 semanas, ou 280 dias, a convenção utilizada no Brasil”.

É importante ressaltar que esses parâmetros mudam de acordo com cada país. No Brasil, uma gestação a termo vai até a 40ª semana e 6 dias; uma a termo tardia, até a 41ª semana e 6 dias; e uma pós-termo, a partir da 42ª semana em diante. Em outros países, no entanto, as bases de contagem são outras. O obstetra conta que na Alemanha, por exemplo, os médicos consideram 302 dias, enquanto na Inglaterra esse número chega a 317.

FONTE:bolsademulher.com