596Visitas |  Like

4 dicas para tornar o momento da leitura bem mais divertido

TORNAR ISSO UMA ATIVIDADE AGRADÁVEL, VAI AJUDAR O SEU FILHO A LER MELHOR E NÃO PRECISAR MAIS DE AJUDA

Não é de hoje que sabemos que a leitura é ótima para as crianças se desenvolverem e quanto mais cedo as crianças entram em contato com as histórias, melhor! Como pais, nosso papel é incentivar essa relação entre os pequenos e as palavras! Por isso, aqui vão 4 dicas para tornar esse momento bem mais divertido e prazeroso.

1. Ouvir com os olhos

Você se lembra de quando começou a ler? A sensação é incrível e a vontade que temos é de ler todas as placas e anúncios que vemos pela frente. Mas o começo é sempre difícil. Por isso, é normal que os leitores menos experientes estejam ainda tentando entender como as letras funcionam e criam os sons das palavras.

Uma ótima forma de ajudar nessa hora é partir da palavra mais familiar de todas: o próprio nome da criança. “Proponha um desafio: encontrar coisas pela casa que comecem com a primeira letra do nome do seu filho,” sugere Annemarie Jay, diretora de graduação da Universidade de Widener, em Chester. Outra dica que ajuda a criança a se familiarizar com os sons finais das palavras é ler poemas e livros de rimas.

2. O que vai acontecer em seguida?

Agora vamos falar sobre interpretar a história. Se o seu filho não compreende sobre o que a história se trata, vale fazer algumas perguntas do tipo: “Sobre o que você acha que a história vai ser?” e “O que você acha que esse personagem vai fazer em seguida?”. Essas são algumas brechas para as crianças tentarem prever o que vai acontecer. As ilustrações também são ótimas dicas para entender a história.

3. Ser uma pessoa de palavra

Construir um amplo vocabulário é essencial para as crianças agora e futuramente. Uma forma de expandir o vocabulário da criança é ler em voz alta para ele, escolhendo os livros que sejam de um nível mais elevado do que o dele, forçando-o a aprender.

Prefira livros que usem palavras bem diferentes e elaboradas. Isso você pode encontrar em livros de poesia, contos de fada e histórias de não-ficção.

4. Em alto e bom tom

Para que a experiência de leitura seja realmente proveitosa e agradável, a atividade deve se tornar natural, como um hábito. “As crianças devem saber ler tanto silenciosamente quanto em voz alta”, afirma Judy Cheatham, vice-presidente dos serviços de Literatura do grupo sem fins lucrativos Reading Is Fundamental.

O mais importante é ganhar fluência e familiaridade com o texto e não tem problema se o seu filho quiser ler o mesmo livro de novo e de novo e de novo. E deixe o seu filho ler em voz alta para você. Vale também gravar esse momento e escutar depois com ele ou com os irmãos mais novos dele.

Lembrando que a prática, sem pressa, é amiga da perfeição.

FONTE: paisefilhos.com.br