461Visitas |  Like

Lábios secos podem ser tratados com Bepantol e Camomila

Molhar os lábios com a língua e arrancar pele da boca são hábitos que pioram o quadro

São vários os fatores que podem ressecar os lábios. Os mais comuns são exposição excessiva ao sol, clima frio e seco e falta de hidratação. O sintoma também pode ser indicativo de problemas graves de saúde, como eczemas, queilites, Síndrome de Sjogren e alguns tipos de anemia. Porém, salvo estes casos em que o problema é consequência de alguma disfunção no organismo, o único tratamento para os lábios ressecados é a hidratação.

Segundo a dermatologista Marcia Linhares, molhar os lábios com a língua, apesar de aliviar o ressecamento momentaneamente, pode agravar o quadro. “A saliva contém enzimas digestivas que são muito ácidas. Em contato com a pele do lábio já sensibilizada, só piora a condição”, explica.

Outro hábito que deve ser evitado é o de puxar a pele da boca com os dentes ou a própria mão. “Isso pode levar a machucados, inflamações e até infecções”, alerta a especialista.

Como tratar lábios secos

Segundo Dra. Marcia, além do grande incômodo, os lábios ressecados podem causar dificuldade na ingestão de certos alimentos e ainda servir de porta de entrada para outras bactérias e viroses, como a herpes simples. “Os machucados recorrentes deixam a área mais sensível à exposição solar, podendo evoluir para quadros actinicos, que são pré-malignos”, alerta.

Os produtos indicados pela dermatologista para hidratar os lábios são:

– Bepantol Derma
– Ceralip
– Manteiga de cacau

hidratante-para-labios

“Use sempre que sentir necessidade. A hidratação também deve ser feita de maneira preventiva, para evitar que o problema apareça”, orienta.

Tratamentos alternativos

Segundo a dermatologista, fazer compressas com chá de camomila ajuda a curar o problema.

Além disso, a especialista afirma que a alimentação também pode influenciar o quadro. “Evite alimentos muito ácidos, apimentados e bebidas quentes e aumente a ingestão de água”, indica.

FONTE: bolsademulher.com