617Visitas |  Like

Dia cansativo? Aprenda 4 formas de aliviar a dor nos pés

Depois de um dia inteiro de trabalho, o maior desejo é chegar em casa e tirar os sapatos – principalmente para aquelas que trabalham de salto alto. Caminhar de um lado para o outro, subir escadas ou até mesmo ficar muito tempo sentada na mesma posição pode acabar gerando uma forte dor nos pés.

Para aliviar a sensação e relaxar existem alguns truques que podem ser feitos em casa. Basta reservar um tempinho e se dedicar a cuidar de você mesma. Além de tudo, a atitude ajuda a renovar as energias para o próximo dia de trabalho.

Dicas para aliviar a dor nos pés

1 – Coloque os pés na água quente
O calor causa a dilatação dos vasos e relaxa a musculatura, aliviando a dor nos pés. Coloque bastante água morna (pode ser do chuveiro mesmo) numa bacia, leve-a para a frente do sofá, sente-se bem confortável e coloque os pés de molho, deixando por alguns minutos.

Além da água quente, é indicado também colocar óleos essenciais e chás com propriedades calmantes na bacia, proporcionando ainda mais relaxamento.

2 – Faça uma massagem
Você mesma pode fazer uma massagem relaxante nos pés. Aplicando um creme hidratante ou óleo corporal, aperte levemente desde os calcanhares até as pontas de cada dedo, fazendo movimentos circulares e passando os polegares ao longo da sola dos pés. Outra maneira ainda é rolar os pés sobre uma bola de tênis.

3 – Eleve os pés
Ficar descalço e levantar as pernas a mais ou menos 45 graus também ajuda a aliviar a dor nos pés, estimulando a circulação sanguínea dos membros inferiores. Enquanto ficar com as pernas elevadas, é indicado ainda mexer os dedos durante alguns minutos, para fazer um alongamento nas articulações.

4 – Utilize gelo
No caso de dor nos pés devido a inflamações, a melhor dica caseira é colocar gelo. Você pode enrolar um pouco de gelo num pano e esfregar nos pés e tornozelos durante alguns minutos.

Como evitar a dor e prevenir problemas mais sérios

Usar sapatos confortáveis, adequados para o formato dos pés, com solas grossas ou com amortecedores de choque é a melhor forma de evitar a dor. Além disso, é indicado optar por saltos não muito altos, principalmente para quem fica muito tempo com os sapatos.

Para quem fica muito tempo em pé, é indicado deslocar-se sempre que possível, nem que seja só um pouco no mesmo local, mudando de posição e movimentando as pernas. Tentar ficar sobre uma superfície fofa, como uma carpete ou tapete, também contribui para diminuir o cansaço.

Pessoas que têm joanetes ou calos sentem ainda mais dor nos pés. O indicado usar um protetor de silicone específico, que absorve o impacto e o atrito que o calçado faz no pé e nos dedos.

Se a dor nos pés e nas pernas aumentar muito durante o dia, vir acompanhada de inchaço e ainda sensação de queimadura, é preciso procurar um médico, pois pode ser um caso de má circulação, diabetes, anemia ou doenças da tireoide.

FONTE: doutissima.com.br