445Visitas |  Like

6 perguntas sobre óleos de banho

Será que eles são mesmo capazes de hidratar seu corpo? Podem ser usados dia após o outro? São um quebra-galho para manter a maciez da pele nos dias frios? Resolva suas dúvidas aqui.

1 – Qual a função dos óleos de banho?
Os óleos de banho contêm ingredientes emolientes oclusivos, isto é, que evitam a evaporação da água. Eles formam uma barreira protetora na camada superficial da pele (mesmo os que também têm função de limpeza, fazendo uma suave espuma quando aplicados e massageados no corpo).

Em outras palavras, evitam que ela perca água, o que é também uma forma de hidratação. Note que as concentrações de óleo natural devem ser mais altas que as de óleo mineral.

2 – Qual o jeito correto de aplicar?

Aplique o óleo de banho depois de lavar o corpo com sabonete (a menos que ele já tenha a função de limpeza), com a pele ainda úmida, dentro do chuveiro. O ideal é que você faça movimentos circulares e ascendentes (assim, já aproveita para massagear suas curvas e turbina a drenagem corporal). E em seguida, enxague com uma ducha rápida.

3 – Qual o principal benefício deles?

A praticidade da aplicação [você não passa frio nos dias de inverno, já que ainda está dentro do boxe quentinho do chuveiro] e o upgrade na hidratação da pele, quando associado aos hidratantes comuns. Sem falar do perfume que fica no corpo, graças a princípios ativos comuns como algas marinhas, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, óleo de laranja, óleo de grapefruit, óleo de pequi, óleo de castanha do Pará, óleo de argan, óleo de eucalipto, vitamina A e E. E alguns ainda têm função relaxante, nutritiva, tonificante e revitalizante.

4 – Óleo de banho substitui o hidratante?

Não. O óleo de banho não substitui o hidratante habitual. Eles têm funções diferentes. O hidratante segura a água na camada superficial da cútis e repõe a perda de gordura natural da pele. O óleo apenas reforça essa barreira. Mas, como é enxaguado e o hidratante é utilizado no pós-banho, os dois se misturam sem prejudicar a absorção do hidratante.

5 – Quando posso usar?

Nos dias de preguiça ou quando precisar otimizar o tempo no pós-banho. Também é uma boa opção para melhorar a hidratação, se associado aos hidratantes comuns, no caso de a sua pele estar muito ressecada.

6 – Por quantos dias o óleo pode ser usado como um quebra galho para suavizar a pele, sem hidratante depois?

Se a pele não estiver muito ressecada, pode ser usado como quebra galho por 4 ou 5 dias, sem prejudicar a maciez do seu corpo. Em dias de muito frio (e preguiça), vale até aplicar hidratante apenas nas partes do corpo mais ressecadas.

FONTE: belezanaweb.com.br