598Visitas |  Like

Entenda a diferença entre umectação e hidratação

Atualmente, o cronograma capilar feminino envolve uma série de tratamentos destinados a manter a beleza dos fios. Mas você saberia identificar a diferença entre umectação e hidratação? De acordo com Cesar Augusto, cabeleireiro embaixador de L’Oréal Professionnel, cada uma das técnicas oferece benefícios específicos.

Ambas são capazes de nutrir e tratar o fio. O diferencial é que a umectação é realizada a partir de óleos vegetais, com a proposta de repor a umidade das pontas, deixando o cabelo com uma forma mais definida. Já a hidratação atinge uma camada mais profunda das mechas, proporcionando força e maciez.

Umectação x hidratação

Se você está na dúvida entre optar por uma hidratação ou umectação, vale ficar atenta às características do seu cabelo em particular. No caso dos crespos, por exemplo, o tratamento com óleos pode ser mais indicado, já que há uma tendência maior à perda de oleosidade nas pontas. Mas isso não significa que a hidratação deva ser descartada.

“Ambas as técnicas não são incompatíveis”, salienta Augusto. Então você pode, até mesmo, realizar uma seguida da outra. Vale apostar na umectação para ajudar a repor a umidade e definir o fio e, depois de enxaguar bem, investir em uma hidratação para deixar o cabelo mais forte e macio.

Para quem não abre mão dos óleos, porém, o cabeleireiro alerta para alguns cuidados importantes. O principal deles é evitar odores desagradáveis deixados por produtos que não são feitos especificamente para os fios, como o óleo de coco.

Com o intuito de evitar que isso ocorra, é importante se certificar de retirar bem o produto das madeixas através da lavagem. “Caso contrário, pode ocorrer também um efeito indesejado: ao invés de ficarem macios, os fios podem acabar com um aspecto pesado por causa do excesso de oleosidade”, sinaliza o especialista.

Diferença entre umectação e hidratação

A maior diferença entre as técnicas está nos ingredientes utilizados. “A umectação tem como objetivo a reposição de óleos nos fios. Por isso, é feita à base de óleos vegetais – nunca minerais”, aponta o expert. Já na hidratação, o destaque é a nanotecnologia, em que são utilizadas partículas muito pequenas e de ação rápida dos nutrientes no tratamento.

O fato de que a hidratação é feita a partir da nanotecnologia justifica seu custo mais alto. Ela ajuda a fechar as cutículas e repor os nutrientes de forma mais ágil, além de ser capaz de proporcionar mais de um benefício ao mesmo tempo, como oferecer queratina e ajudar a manter a coloração – enquanto a umectação age apenas na base do fio.

A periodicidade dos tratamentos varia em cada caso. “É preciso observar o seu próprio cabelo. Quando ele estiver perdendo a forma e a maciez, pode ser a hora de apostar nas técnicas”, sinaliza Augusto. Mas é difícil generalizar: para algumas pessoas, pode ser necessária uma nutrição semanal, enquanto para outras uma vez por mês já é suficiente.

Em paralelo, o cabeleireiro reforça a importância de escolher shampoos e condicionadores adequados para o seu tipo de cabelo. Isso ajuda a evitar anomalias no couro cabeludo e a manter a cor.

FONTE: doutissima.com.br