507Visitas |  Like

10 dicas para salvar seus cabelos dos estragos do verão

Vamos ao saldo da estação: um bronze incrível, uma marquinha de biquíni irresistível e uma cabeleira… É, a cabeleira não está tão deslumbrante assim, né? Para ajudá-la a recuperar os fios dos estragos do verão, causados pela água do mar, pelo cloro da piscina e pelos raios solares, esse guia completo vai te ajudar a cuidar de madeixas desgastadas, ressecadas, desbotadas e desidratadas. Saiba como salvar seus cabelos dos estragos do verão:

1 – S.O.S verão – A primeira coisa a se fazer é procurar um profissional para que ele possa diagnosticar o problema de sua cabeleira.

2 –
“Em geral, no verão, o fio perde água, fica mais poroso e diminui a sua resistência à tração. Como resultado, você acaba com um cabelo ressecado e quebradiço”, explica a dermatologista Maria Angélica Muricy, da Clínica Muricy, de Curitiba.

3 – Os danos são perceptíveis ao tato e aos olhos: o volume aumenta, as pontas duplas brotam e as madeixas ficam ásperas e sem brilho .

4 – Ressecados pelo mar – Vá de cauterização! O tratamento devolve a queratina perdida pelos fios, recuperando a fibra capilar. “Os cabelos ficam mais fortes, saudáveis, macios e com mais brilho”, completa Marco Antônio Silva, consultor de beleza.

5 – Se as madeixas estiverem muito danificadas, principalmente quando já passaram por químicas, você pode optar pela nanoqueratinização, que permite uma maior penetração da proteína no fio.

6 – Desbotados pelo sol – Além de provocar o envelhecimento da cabeleira, os raios UV desbotam os fios, principalmente os tingidos. Para resgatar a cor, invista em banhos de brilho ou tonalizantes. Faça também hidratação para acabar com a opacidade – já que fios saudáveis brilham em dobro.

7 – Desidratados pelo cloro – O efeito esverdeado nos cabelos loiros não o único brinde que o cloro da piscina deixa (nesse caso, procure um profissional para resgatar o tom das madeixas claras). Ele também desidrata e resseca muito a cabeleira.

8 – Um tratamento que vem ganhando popularidade é a argiloterapia, feita, em geral, à base de barro branco ou lama branca. “Ela deixa os fios mais macios e ainda contribui para reduzir o volume”, explica Marco Antônio.

9 – Desgastados pelo vento – “O vento e a areia causam atrito e arranham a fibra capilar, desgastando e provocando a perda do brilho”, revela Maria Angélica. Nesse caso, o cabeleireiro Cristiano Veras, do Rio de Janeiro, recomenda máscaras à base de óleos vegetais, principalmente os extraídos de frutas. Produtos antifrizz também ajudam a controlar o arrepiado dos cabelos.

10 – Em casa – Invista em hidratações semanais, feitas com máscaras e ampolas de tratamento. Procure produtos que contenham queratina, proteínas e extratos vegetais. “Óleos antioxidantes, como damasco, uva e óleo de oliva, também devem ser privilegiados”, ressalta Cristiano Veras. E não se esqueça de usar leave-in diariamente.